quinta-feira, 3 de julho de 2014

Projeto Energia Comunitária distribuirá 126 geladeiras neste domingo em Tatuí

Parceria entre Prefeitura e Elektro já destinou aquecedores solares, chuveiros e troca de fiação

Neste domingo, 6, a Prefeitura de Tatuí e a Elektro irão disponibilizar 126 geladeiras gratuitamente à população atendida pelo Projeto Energia Comunitária. Para tanto, dois eventos estão programados nas zonas norte e sul do município, para que as pessoas possam trocar seus refrigeradores velhos por equipamentos novos, com certificação de economia de energia elétrica.

O primeiro encontro acontece das 9h às 12h na Escola Eunice Pereira de Camargo, destinado aos moradores do Jardim Gonzaga, Vila Angélica e bairros vizinhos. O segundo será realizado das 14h às 17h na Escola Maria Eli da Silva para os cidadãos do Rosa Garcia I e II, Santa Rita e região.

Os critérios para seleção dos contemplados foi o consumo excessivo de energia elétrica e mau estado de conservação da geladeira. Esta avaliação é realizada pela própria Elektro, em visita às residências. “Os eletrodomésticos são trocados por equipamentos mais econômicos, selo A do Procel, e os aparelhos antigos são descartados de forma ecologicamente correta. Grande parte dos recursos utilizados no projeto é vinculada ao Programa de Eficiência Energética promovida pela distribuidora por determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica”, explica o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, que deverá participar da abertura dos dois eventos.

Na primeira etapa do projeto em Tatuí cerca de 300 famílias receberam aquecedores solares, tiveram ainda substituição da fiação elétrica de suas casas e ainda ganharam novos chuveiros elétricos. O programa também atendeu seis unidades da rede pública municipal de educação, que receberam 1.500 novas luminárias, beneficiando 3.682 estudantes, das escolas Alan Alves de Araújo, Acácio Vieira de Camargo, Maria Conceição de Oliveira Marcondes, Eunice Pereira de Camargo, Magaly Azambuja de Toledo e Nebam (Núcleo de Educação Básica Municipal) Ayrton Senna.

O Projeto Energia Comunitária, que teve inicio em 2006, estimula a economia de energia em comunidades carentes por meio da recuperação, melhoria e adequação dos sistemas elétricos dentro e fora das residências, promove reformas em instalações elétricas, substituição de refrigeradores antigos ineficientes por eletrodomésticos novos, doação e substituição de lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes compactas, reformas em espaços públicos de educação, esportes, lazer e recreação, instalações de placas de identificação de ruas, cursos básicos de eletricidade residencial, encanador, artesanato, computação, entre outros, visando à capacitação profissional dos moradores. Já foram beneficiados mais de 25 mil residências, substituídos mais de 4 mil refrigeradores e doadas mais de 500 mil lâmpadas fluorescentes compactas de 15w.

Nenhum comentário:

Postar um comentário