sexta-feira, 4 de julho de 2014

Em 20 dias, 32 mil metros de linha com cerol são apreendidos em Tatuí

Do G1- Durante as férias escolares, a Guarda Civil Municipal de Tatuí tem intensificado a fiscalização para inibir que crianças e adolescentes usem cerol - mistura de vidro moído e cola – nas linhas para soltar pipa. O resultado em 20 dias, segundo o comando da corporação, foi a apreensão de pelo menos 32 mil metros de linhas com o produto cortante.

De acordo com o subinspetor Vanderlei dos Passos, nesse período foram apreendidos 64 rolos, sendo que cada um tem em média 500 metros de linha.

Ele explica que os materiais apreendidos vão ser incinerados e há autuação para quem desrespeita a legislação. “Nós recolhemos o material que está com a criança ou com o adolescente. Além disso, existe uma multa a qual os pais estão sujeitos a pagar. Se o adolescente machucar alguém com esse cerol, o pai vai responder legalmente por isso. Já se o portador da linha cortante é um adulto, uma pessoa maior de idade, haverá um agravante. Se essa pessoa ferir alguém, responderá por lesão corporal”, ressalta.

Cuidados com a rede de energia
A preocupação dos especialistas não é somente com o uso do cerol nas linhas. Outra preocupação é com o fato de muitas crianças tentarem recuperar pipas enroscadas na rede de energia elétrica. Pelas ruas é fácil encontrar pipas, rabiolas nos fios de alta tensão.

O técnico de segurança da concessionária de energia responsável pelo serviço em Tatuí e outras cidades da região, André Cancian, afirma que em hipótese alguma a pessoa deve tentar resgatar uma pipa que esteja presa a rede. “NA tentativa pode haver a transmissão de energia e causar um choque elétrico com lesões graves e até o óbito dessa criança. O custo da pipa é tão pouco que não compensa ele se expor a esse risco de sofrer um choque elétrico”, alerta.

Além dessa recomendação, o técnico ainda alerta sobre outros cuidados:
- empine pipas em locais abertos, longe de rede elétrica e das subestações de energia.
- as pipas não devem ser confeccionadas com papel metálico, pois metais são condutores de eletricidade.
- utilize linha sem cerol: ela pode provocar acidentes e ainda interromper o fornecimento de energia.

Neste primeiro semestre do ano, a concessionária registrou 15 desligamentos que prejudicaram o fornecimento de energia para 3,5 mil clientes. O motivo, segundo Cancian, são pipas enroscadas em postes. No mesmo período do ano passado, foram 17 desligamentos.
(Foto: Carlos Alberto Soares / TV TEM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário