sexta-feira, 4 de julho de 2014

Cresce o número de furtos e roubos em Tatuí, aponta a SSP

Do G1- Dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) apontam que os índices de roubos e furtos aumentaram na cidade entre janeiro e maio de 2014 em relação ao mesmo período do ano passado. Nos cinco primeiros meses, foram 405 furtos e 98 roubos.

O comparativo aponta que em 2013, foram registrados na cidade 336 furtos, portanto, o crescimento para 2014 é de mais de 20%. Já o índice de roubos teve um crescimento de 58% já que no ano passado foram 62 ocorrências.

Uma das vítimas dos ladrões foi o empresário Antônio Carlos Rabaneda. Ele inaugurou uma loja de locação de equipamentos para construção civil há três meses. Em pouco tempo de funcionamento a loja foi invadida. O empresário conta que em uma madrugada, bandidos quebraram a parede dos fundos com uma marreta e levaram uma máquina. As câmeras não flagraram a ação dos criminosos que fugiram após o alarme disparar. “Eles entraram e conseguiram levar uma máquina de alta pressão de lavagem”, afirma.

Quando Rabaneda abriu a loja, uma das preocupações foi instalar as câmeras de segurança, no entanto, segundo ele, não foi suficiente para inibir a ação dos criminosos. “Eu vi que a ousadia foi maior.”

A preocupação em tentar garantir mais segurança é confirmada pelo empresário Flávio Ricci, dono de uma empresa especializada em equipamentos como alarmes e câmeras de monitoramento na cidade. Segundo ele, o aumento na procura por esses aparelhos este ano foi de 15%. “Hoje em dia já faz parte do investimento inicial do empresário o sistema de segurança. Dificilmente abre-se uma loja, um pequeno comércio ou um grande comércio, sem pensar em um sistema de segurança.”

Região - Em Itapetininga, o número de furtos caiu 5,4% - passou de 767 para 725. As ocorrências de roubo também apresentaram queda - de 81 para 74 - diminuição de 8,6%.

Em Itapeva (SP), houve aumento de 1,1% nos furtos - de 439 casos para 444. Já os roubos caíram 36%. Passaram de 74 para 52.

Em Avaré (SP), os registros de furtos diminuíram de 330 para 282 - queda de 14%. Os roubos caíram 11% - de 26 para 23.

Nenhum comentário:

Postar um comentário