terça-feira, 15 de julho de 2014

Alunos de curso de restauração revitalizam prédio histórico de Tatuí

Do G1- Alunos do curso de restauro e preservação de prédios históricos oferecido pelo Senai de Tatuí estão vivenciando a parte prática das aulas de uma forma que tem agradado muitos moradores. O grupo, formado por 26 pessoas, tem autuado na restauração e revitalização de parte da fachada do prédio que abriga o Mercado Municipal. Inaugurado há 100 anos, o local é um ponto de referência da cidade.

Os alunos fazem a remoção das camadas de tinta, do reboco, reconstituem os revestimentos, os elementos decorativos, aplicam massa, lixam e limpam. Até setembro pretendem resgatar um pouco da história do prédio. O coordenador técnico do grupo, José Carlos Oliveira, explica que as intervenções são feitas na pintura é alvenaria, além da restauração da cobertura de madeira. “O município vai ganhar profissionais qualificados e que, futuramente, poderão atuar em outras partes da cidade”, comenta.

A estudante Heloísa Cristina Loucero integra o grupo que pratica o curso. Ela já fez edificações e decidiu complementar o currículo com a restauração. Para ela, as aulas vão além de um desejo profissional. “Revitalizar é manter a identidade de toda a comunidade que vive aqui, toda a história. É preservar para gerações futuras”, diz.

O caseiro Valcir Prachedes Barbosa também se interessou pelo curso pensando em novas oportunidades no mercado de trabalho. A média de salário de um restaurador é de R$ 2 mil. O período de duração do curso é de no máximo três meses e a mão de obra pode ser contratada por diferentes setores da construção civil. O aluno diz que tem gostado do aprendizado. “Algumas partes do serviço da construção que são difíceis, requerem um cuidado, um capricho do pedreiro, mas eu gosto”, afirma.

As inscrições para um novo curso também estão abertas. São para revitalizador de coberturas de madeira. Para se matricular o candidato deve ter no mínimo 18 anos e ensino fundamental. As inscrições podem ser feitas no CRAS Norte, localizado na Rua João Saulo dos Reis, 90, ou no Cras Sul que fica na Rua Arthur Eugênio dos santos, 115. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3259-6664.

O Mercado Municipal.
No Mercado Municipal de Tatuí é tradicional. Quem visita a unidade encontra diversidade de produtos como vegetais, grãos, roupas, brinquedos e comidas prontas. É uma mistura de sabores, de cheiros e de produtos diferentes.

O ‘mercadão’ foi inaugurado em 1914. A parte mais antiga tem aproximadamente 200 metros quadrados. A arquitetura foi inspirada nos trabalhos europeus do século XIX. As principais características são os grandes arcos e os tijolos aparentes.

Em 1992, o local passou por uma grande reforma, com ampliação. Foi nesta época que a rodoviária da cidade passou a integrar o prédio. Atualmente, há um terminal de ônibus circulares. A última reforma foi em 2008, mas a fachada já está pichada, as cores estão apagadas e as paredes sujas.

O professor de história Fernando de Jesus da Costa explica que o Mercado Municipal sempre foi um importante centro comercial. “Ele tinha como função o ponto de encontro dos principais produtores. Aqui era polo de algodão, café, frutas e legumes. Tatuí era muito forte na época entre as produções agrícolas”, ressalta.

Quem passa pelo mercado ou trabalha no local gostou de saber que o patrimônio público está sendo revitalizado . Para o comerciante Jabair Salles, que tem uma pastelaria há mais de 40 anos, é importante manter viva a história do lugar. “Comecei aqui há muito tempo. Agora com esse trabalho, o prédio volta a ficar arrumado. Fica melhor”, diz.
(Foto: Reprodução / TV TEM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário