domingo, 18 de maio de 2014

Qualidade do Conservatório de Tatuí atinge 93,5% de satisfação

Um total de 93,5% dos alunos do Conservatório de Tatuí está satisfeito com a qualidade da instituição, que é um equipamento da Secretaria de Estado da Cultura e do Governo de São Paulo gerenciado pela organização social Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí.

A informação consta em pesquisa independente realizada pelo Ipeso (Instituto de Pesquisa), a pedidos da Secretaria de Estado da Cultura, que afere a qualidade das organizações sociais de cultura no Estado de São Paulo. A pesquisa foi realizada ao longo do último mês de março junto a alunos, pais de alunos e público que acompanha os concertos organizados pelo Conservatório de Tatuí.
Dos dados obtidos a partir de entrevistas presenciais realizadas com alunos, destaca-se o alto nível de satisfação: 93,5% disseram estar totalmente satisfeitos ou satisfeitos com a qualidade geral da instituição e 97,8% afirmaram que “recomendaria com certeza o Conservatório de Tatuí”.
Na apresentação dos resultados, o diretor geral do Ipeso, Victor Trujillo, destacou o alto índice de recomendação. “Costumamos dizer que são pessoas ‘encantadas’, que não só aprovam a qualidade, mas que recomendam a seu círculo de confiança os serviços da instituição. Se falarmos da iniciativa privada, esses números são um verdadeiro sonho”, afirmou.
O percentual de alunos que afirma estar “totalmente satisfeito” com a instituição aumentou em comparação à última pesquisa, realizada no ano de 2009: o índice saltou de 41% para 51,4%; enquanto o de “parcialmente satisfeitos” caiu de 58,5% para 48,6%.
A pesquisa também indicou que dos alunos entrevistados – que estudam na instituição há pelo menos sete meses -, 76,1% pretendem seguir a carreira profissional após a finalização do curso e outros 18% querem lecionar ou seguir estudando. Menos de 5% não vê na música, luteria ou artes cênicas um caminho de profissionalização.
Os dados também indicam que apenas 8% dos alunos nunca havia estudado música, luteria ou artes cênicas antes de ingressar no Conservatório de Tatuí. As experiências anteriores ocorrem principalmente em escolas municipais de música, projeto social estadual, igrejas ou com professores particulares. Do total, 92,8% dos alunos afirmam que a performance na área estudada “melhorou muito após ingressar no Conservatório de Tatuí”.
Outro aspecto importante da pesquisa é a abrangência da instituição. Dos entrevistados, apenas 5,8% afirmaram ser do município de Tatuí, onde está localizada a principal sede da escola. Ao todo, 63,8% afirmaram não residir em Tatuí e viajar todos os dias para ter aulas e 30,4% afirmaram que “mudou-se para Tatuí por causa do Conservatório”.
Para o diretor executivo Henrique Autran Dourado, os números indicam que o “Conservatório de Tatuí vem cumprindo algumas de suas maiores missões”. “Os dados mostram que a instituição tem um caráter estadual, atendendo a um público abrangente. E, além disso, principalmente, que os alunos buscam a profissionalização. Nossa principal missão é formar profissionais. A pesquisa retrata que os alunos se preparam, inclusive em outras instituições, para ingressar no Conservatório de Tatuí e tornarem-se profissionais”, destacou. “Não é à toa que temos alunos formados no Conservatório de Tatuí nas primeiras orquestras, bandas e universidades do mundo.”
Dos entrevistados, 54,3% afirmam que já exercem atividade remunerada em música, luteria ou artes cênicas, mesmo ainda sendo estudantes no Conservatório de Tatuí. A pesquisa indica também alto nível de avaliação do corpo docente: 83,3% avaliam os professores como “ótimos” e outros 14,5% como “bons”.
Motivação
Pais e responsáveis por alunos do Conservatório de Tatuí também foram pesquisados, por telefone. Do total, 94% afirmou que os alunos estão “satisfeitos com o Conservatório de Tatuí” e 72% disse que o estudo na instituição foi uma decisão do próprio filho.
Aspecto interessante da pesquisa são as observações dos pais indicadas como “benefícios dos estudos” na instituição. Para 92% deles, os filhos “estão motivados com relação às aulas, aprendendo muito, mais concentrados”. Além disso, 82% enfatizou que a performance dos filhos como músicos, atores ou luthiers melhorou após o início dos estudos na instituição.
Eventos
Outra ação do Conservatório de Tatuí que teve qualidade avaliada pela pesquisa de opinião foram os concertos apresentados. A pesquisa foi realizada durante a primeira semana de apresentações públicas no Teatro Procópio Ferreira e outros espaços, durante a “Semana de Boas-Vindas”, da qual participaram os grupos pedagógico-artísticos da instituição.
Do público pesquisado, que tinha entre 16 e 65 anos, 99,4% afirmaram estar satisfeitos com a qualidade dos concertos. Outros 95,9% destacaram que recomendariam a apresentação a amigos e familiares. E, dos entrevistados, 27,9% disseram que vinham a um concerto no local pela primeira vez, destacando a ação de difusão cultural do Conservatório de Tatuí.
Para o diretor geral do Ipeso, os números mostram a excelência da instituição nas áreas pedagógica e artística. “Com minha experiência em pesquisas, em âmbito nacional, afirmo que os números são absolutamente acima da média. Alunos estão motivados, querem se profissionalizar. É, de longe, um indicador muito consistente, muito interessante e, numa
empresa privada, dados como esses seriam um sonho”, afirmou ele.
A diretoria da Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí comemorou os resultados obtidos. “Os resultados indicam que estamos cumprindo nosso papel de formar profissionais e de difusão cultural. É um estímulo para seguirmos no caminho certo”, afirmaram.
A diretoria da Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí é formada por Henrique Autran Dourado (diretor executivo), André Nunes Fernandes (diretor administrativo e financeiro), Erik Heimann Pais (assessor artístico) e Antonio Ribeiro (assessor pedagógico).

Nenhum comentário:

Postar um comentário