sexta-feira, 16 de maio de 2014

Prefeitura de Tatuí conclui obras de contenção na barragem do Ribeirão do Manduca

Evandro Ananias/Comunicação Tatuí
Melhoria combate erosão e previne risco de desmoronamento de terra

As obras de contenção na barragem do Ribeirão do Manduca, no bairro Marapé, foram concluídas esta semana. Os técnicos da Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente e Agricultura estiveram junto com o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, vistoriando a parte estrutural que foi iniciada em 22 de fevereiro.

A melhoria veio solucionar os problemas de desmoronamentos e erosão de terra que eram constantes no local em períodos de chuvas. Tanto o projeto, quanto a execução estiveram a cargo do corpo de profissionais da própria Prefeitura de Tatuí, com auxílio dos engenheiros e integração com o Departamento de Trânsito e com a Defesa Civil.

Durante os quase três meses de obra, foram realizados o estaqueamento de toda encosta com poste de reuso de eucalipto tratado, recuperação da galeria que fica abaixo da encosta e compactação da via ao lado da encosta. A extensão total é de 70 metros e o valor gasto com os materiais passa dos R$ 20 mil. Toda obra foi realizada com recurso e mão de obra próprios.

Segundo o encarregado da Secretaria de Infraestrutura, Paulo Andreoli, a proteção da encosta será de grande beneficio para os moradores da região e motoristas que utilizam o local. “A erosão da terra estava levantando a calçada e o próprio asfalto causando transtorno para os motoristas e para os pedestres. A obra foi concluída em um curto período, pois as condições climáticas favoreceram”, explica.

Já Manu lembrou que a obra estrutural é também fundamental para implantação do projeto de recuperação ambiental e da construção do chamado Parque Linear do Ribeirão Manduca. “Antes de colocar em pauta um dos mais ousados projetos da nossa administração, precisamos estruturar o leito do ribeirão e antes de tudo as condições das águas, duas ações que já estão em curso e darão o alicerce, a base, para o Parque Linear”, finaliza o prefeito, lembrando que a jardinagem da barragem será realizada assim que iniciar o período de chuvas, para facilitar o crescimento da vegetação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário