terça-feira, 15 de abril de 2014

Vacinação contra a gripe será iniciada no dia 22 de abril em Tatuí

Foco é a vacinação de idosos, gestantes, profissionais de saúde e doentes crônicos - Tatuí dará início na próxima semana à vacinação gratuita contra a gripe influenza, que acontece entre os dias 22 de abril a 9 de maio, em todas as unidades básicas da zona urbana e rural. A imunização é destinada especificamente aos idosos, com idades acima dos 60 anos, gestantes, mulheres que deram à luz há até 45 dias, crianças entre seis meses e quatro anos, além dos profissionais de saúde e doentes crônicos. A expectativa é vacinar 80% dessa população estimada em 37 mil pessoas.

A vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, nos postos de saúde da zona urbana, enquanto na zona rural o horário é das 8h às 13h. A programação prevê para o dia 26 de abril, o chamado “Dia D” – quando todas as UBSs estarão abertas das 8h às 17h para atender o público alvo da campanha. No mesmo dia, haverá um estande da Vigilância Epidemiológica, na Praça da Matriz, das 9h às 13h.

A proteção contra a influenza tem como meta combater a doença caracterizada por febre alta, calafrios, dor-de-cabeça, mal-estar, tosse seca e dor muscular. Estudos recentes indicam que a vacina também protege contra infarto e derrame. A vacina contra gripe não protege contra resfriados comuns, que são causados por outros tipos de vírus e normalmente se caracterizam por sintomas mais leves, sem febre.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Máximo Machado Lourenço, a imunização contra a gripe é fundamental para evitar complicações respiratórias decorrentes da doença, a exemplo de pneumonias, em especial durante o inverno. “A gripe ou influenza é uma doença viral que aflige a espécie humana desde a Antiguidade. Embora considerada banal, a enfermidade está associada a complicações bacterianas que podem ser mortais em alguns casos”, explica.

Já a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Marilu Rodrigues da Costa, aproveitou para desmistificar um tabu que cerca a vacinação contra a gripe. “Menos de 10% da população registra algum tipo de sintoma após a imunização. Os efeitos colaterais são insignificantes se comparados com os benefícios que pode trazer na prevenção de uma doença sujeita a complicações graves em muitos casos”, comenta.





Nenhum comentário:

Postar um comentário