segunda-feira, 7 de abril de 2014

Terceiro mutirão de castração acontecerá no Santa Rita

Inscrições estarão abertas até o próximo dia 16. O maior programa de proteção animal da história de Tatuí terá continuidade no mês de abril. Desta vez, o bairro contemplado será o Jardim Santa Rita. As inscrições para castração gratuita de cães e gatos começaram nesta segunda-feira e seguem até o próximo dia 16, na sede do Programa de Saúde da Família, na Rua Artur Eugênio Santos. As esterilizações acontecerão no sábado e no domingo de Páscoa, 19 e 20 de abril, na Escola Magaly Azambuja de Toledo, na Rua Osmil Martins, 200. Mais informações sobre o mutirão de castração no Jardim Santa Rita do podem ser obtidas, no setor de zoonoses, pelo telefone (15) 3305-8890.

Para participar, os animais devem ter idade mínima de quatro meses e estar em boas condições de saúde. Os proprietários devem obedecer critérios sociais e apresentar comprovante de residência. O mutirão terá a colaboração de aproximadamente 30 pessoas, entre voluntários e funcionários do Departamento de Zoonoses, da Secretaria Municipal da Saúde. Em média 25 cães ou 40 gatos por hora são esterilizados em cada mobilização. Esta será a terceira etapa do programa, que chegará esse mês a marca dos 750 animais assistidos. A primeira delas foi realizada em fevereiro, exclusivamente para protetores, cuidadores e animais do canil municipal. A segunda ação antedeu os bairros da zona norte do município, Vila Angélica, Jardim Gonzaga, Jardim Aeroporto e Jardins de Tatuí, nos dias 8 e 9 de março.


Segundo dados da Associação Humanitária de Proteção e Bem-Estar Animal - Arca Brasil, a estimativa é de que em seis anos, uma cadela e seus descendentes podem gerar 64 mil filhotes. No caso das gatas esse número é ainda maior. A única maneira de diminuir estes números é com a castração e a posse responsável. “As esterilizações acompanhadas dos conceitos de posse responsável são as medidas necessárias para dar melhores condições de vida aos animais, evitando também a proliferação de cães e gatos soltos nas ruas, gerando também benefícios à saúde coletiva da nossa população”, explica o secretário de Saúde, Máximo Machado Lourenço. (CT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário