quinta-feira, 24 de abril de 2014

Tatuí amplia programa de Saúde da Família, CDHU terá duas novas equipes

Revitalização da unidade básica do bairro marca nova etapa de atendimento

A Secretaria Municipal da Saúde anuncia para a próxima segunda-feira, 28, uma nova etapa na reestruturação da saúde pública municipal. A inauguração das obras de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde Othoniel Cerqueira Luz, do CDHU, marca a ampliação do Programa Saúde da Família em toda cidade, como forma de aproximar os serviços da população, promover ações preventivas e desafogar o Pronto Socorro Municipal.

Até 2012, a cidade tinha apenas duas equipes de Saúde da Família completas, uma no Jardim Santa Rita e outra no Jardim Gonzaga. Em 2013, o número passou para quatro, três no Santa Rita e uma no Jardim Gonzaga. Já no primeiro semestre deste ano, mais duas equipes foram implantadas na Vila Angélica. Agora, mais duas irão atender o CDHU. Para o segundo semestre, mais uma equipe estará sediada no bairro Jardins de Tatuí e outras duas no Jardim Tóquio. “Nossa meta é chegar até o final de 2014 com 11 equipes, ampliando a cobertura de atenção básica de 16 mil para 44 mil habitantes, ou seja, 40% da nossa população. Um salto quantitativo bastante considerável em apenas em dois anos de gestão”, afirma a enfermeira Tirza Luiza de Melo Meira Martins, coordenadora de atenção básica e planejamento.

O principal objetivo da Estratégia de Saúde da Família é promover a prevenção e promoção da saúde, por meio de visitas domiciliares, acolhimento e grupos educativos, conforme a necessidade dos pacientes de cada região da cidade. As equipes são compostas por médico, enfermeiro, auxiliar técnico em enfermagem, farmacêutico e agentes comunitários de saúde. As unidades de saúde possuem atendimento em tempo integral.

O secretário municipal de Saúde, Máximo Machado Lourenço, informa que o trabalho comunitário de saúde reflete-se nas melhorias das condições gerais de saúde da população assistida. “Os números demonstram ainda que a atuação do PSF está intimamente associada à menor utilização do Pronto Socorro Municipal, já que os profissionais de saúde estão em contato diário com as famílias”, argumenta.

O valor total do investimento na revitalização do posto de saúde do CDHU é de R$ 223 mil, através de parceria entre Prefeitura de Tatuí e Governo do Estado, sendo que o município foi responsável por 62% do custeio da obra. A inauguração da revitalização do prédio e do novo sistema de atendimento é aberta ao público e está prevista para as 10h. A unidade fica na Rua Sérgio Mascarenhas.

Núcleo de Apoio - Outra novidade prevista para o segundo semestre de 2014 é a implantação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, que coordenará as ações e prestará apoio às diversas equipes espalhadas pela cidade. O novo serviço contará também com uma equipe multidisciplinar composta por médico pediatra, médico ginecologista, psicólogo, educador físico e assistente social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário