quinta-feira, 3 de abril de 2014

Tatuí realiza cursos de restauração e preservação de prédios históricos

Curso é certificado pelo Senai. Tatuí e região possuem inúmeros prédios históricos e falta mão de obra especializada para revitalizá-los. Esse quadro pode mudar. A Prefeitura de Tatuí anuncia o curso de restauro e preservação de prédios históricos, a ser realizado em maio, por meio de parceria entre Prefeitura, Serviço Nacional da Indústria (Senai) e Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Governo Federal.

A coordenação será do Núcleo de Preservação do Patrimônio Histórico do Senai de Sorocaba. Serão oferecidos três cursos gratuitos: pintor restaurador, revitalizador de alvenarias e revitalizador de coberturas de madeiras. As turmas serão divididas no período da manhã e tarde. As aulas teóricas serão realizadas no Centro Cultural. Já as aulas práticas terão intervenções em prédios históricos da cidade.

As inscrições são limitadas é devem ser feitas no Departamento de Bem Estar Social e Cidadania, na Av. Laurindo Dias Minhoto, 310, Vila Dr Laurindo. Os candidatos devem ter mais e 18 anos e ter concluído o ensino fundamental. A prioridade das vagas é para pessoas que recebem algum auxilio de programas sociais, como bolsa família e renda cidadã. Mais informações: telefone (15) 3259-6664.

De acordo com o professor Julio de Barros, do Senai, as técnicas aprendidas visam o melhoramento dos prédios, mas sem deixar perder a composição com que ele foi construído. “É o passado iluminando o presente. Esses espaços duram muitos anos e possuem valor histórico-cultural, então o que fazemos é apenas destacar a beleza e a personalidade de cada prédio”, explica.

Já o prefeito Manu lembrou que essa nova modalidade de curso visa formar um tipo de profissional muito raro e procurado pelo mercado de trabalho. “O Senai está cada vez mais presente em nossa cidade. E antes mesmo de ter sua sede definitivamente inaugurada, já vem rendendo vários frutos, formando pessoas e oferecendo oportunidades. Essa é mais uma prova de que essa conquista irá transformar o futuro da nossa cidade”, comenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário