terça-feira, 8 de abril de 2014

Projeto em Tatuí oferece curso sobre direito e dá assistência a mulheres

Do G1- Um curso promovido por um grupo de mulheres coloca em prática a solidariedade, em Tatuí. O projeto, chamado de Promotoras Legais Populares, oferece à mulheres assistência jurídica e conhecimento sobre direitos.

A assistente social Kelly Bárbara Gonçalves é uma promotora legal popular, e trabalha na Central de Penas Alternativas do município. Ela se formou no curso em 2013. Com alguns minutos de conversa, a assistente social ajuda resolver problemas e muda a vida de muitas pessoas. “No caso das mulheres, a gente pode estar encaminhando de acordo com o seu perfil e necessidade. Enviando para exames médicos, ensinando sobre leis, sobre deveres e direitos”, afirma.

O curso com duração de oito meses é aberto a todas as mulheres da cidade e região. A assistente pedagógica Gislene de Oliveira trabalha numa Organização Não Governamental (ONG) com crianças e adolescentes. Ela veio ao curso em busca de mais conhecimento para lidar melhor com as famílias dos atendidos. “Eu tenho essa sede ajudar as pessoas. E eu acho que o curso vai acrescentar muito na minha profissão, porque como eu lido com crianças, eu preciso entender essas crianças, e para entendê-las eu tenho que saber o que esta acontecendo em suas famílias, e no que eu posso ajudar e acrescentar”, explica

A coordenadora do projeto, Heloísa Borges, conta que as aulas são compostas por palestras com profissionais que vão esclarecer dúvidas jurídicas que envolvem, principalmente, os direitos humanos. “Toda semana são dois palestrantes, então sempre há algum advogado, ou um juiz, que vem falar sobre a área do direito, desde os trabalhistas, a questão jurídica da separação, direito da propriedade, reprodução, sexualidade; e também a gente trazemos movimentos da cidade para que o grupo conheça e possa se engajar aos poucos”, completa.

Os encontros são realizados toda segunda-feira, a partir das 19h. O endereço da sede do projeto é Rua Oracy Gomes n. 665, no Centro.
(Foto: Cláudio Nascimento/ TV TEM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário