sexta-feira, 4 de abril de 2014

'Dia D' para vacinação contra o HPV será realizado neste sábado em Tatuí

Do G1- Neste sábado (5), a Secretaria de Saúde de Tatuí promove o ‘Dia D’ para vacinação de meninas e adolescentes com idades entre 11 e 13 anos contra o papilomavírus humano, o HPV. A ação será realizada em várias unidades de saúde em horários diferenciados.

Nas quatro unidades básicas de saúde da zona rural, nos bairros Congonhal, Enxovia, Mirandas e Distrito da Americana, mais os postos de saúde do CDHU e Doutor Laurindo, a vacinação acontece entre as 8h e 12h30. Na UBS do Jardim Gonzaga das 8h às 15h. Na Vila Angélica e Santa Rita o horário será das 8h às 16h. Em todos os outros postos, o atendimento acontece das 8h às 17h30.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica (VE), a ação foi iniciada em 10 de março. Desde então, 1.257 dose foram aplicadas. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Tatuí tem 2.876 meninas entre 11 e 13 anos. A meta da campanha é imunizar pelo menos 80% deste total. Até agora, 43,7% do público alvo foi atendido.

Segundo a coordenadora da VE, Marilu Rodrigues da Costa, cada menina deve receber três doses da vacina para estar imunizada contra o HPV. O esquema estabelecido pelo Ministério da Saúde é que a segunda dose seja aplicada em setembro e a terceira e última após cinco anos.


A vacina tem eficácia comprovada para mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. É uma medida preventiva, mas o exame papanicolau continua sendo o método de detecção precoce para o câncer de colo uterino.

Para receber a vacina basta apresentar cópia de um documento com foto e cópia do cartão SUS. Depois desta mobilização, a imunização será realizada somente até a quinta-feira, 10, nas unidades básicas de saúde da zona urbana e rural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário