sábado, 12 de abril de 2014

Conservatório inicia maratona de concertos e recitais em Tatuí

Do G1- Até a próxima quinta-feira (17), o Conservatório Dramático e Musical Doutor Carlos de Campos de Tatuí, instituição da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, promove uma série de apresentações musicais. O evento é gratuito e com recitais e concertos em diversos horários diariamente.

O evento começou na sexta-feira (11). Ao todo, mais de 80 recitais e concertos estão na programação. Os espetáculos são realizados por alunos da instituição. De acordo com a assessoria de imprensa do Conservatório, as apresentações integram a 1ª Semana de Música de Câmara e Prática de Conjunto, quando as provas das áreas de música e prática de conjunto transformam-se em apresentações abertas ao público. Tanto música de câmara como prática de conjunto são disciplinas obrigatórias da instituição que envolvem, principalmente, alunos da área de música clássica. Nas disciplinas, eles formam pequenos grupos ou integram grupos pedagógicos a fim de aperfeiçoar a performance coletiva.

Diariamente, as apresentações são às 9h, 11h, 14h, 16h e 18h no Salão Villa-Lobos para as provas de música de câmara. Já as apresentações dos grupos pedagógicos acontecem de sábado, 12, a quinta-feira, 17, em diferentes locais, entre eles o Teatro Procópio Ferreira.
Para as provas de música de câmara são esperados mais de 80 grupos e cerca de 500 alunos envolvidos. O repertório apresentado é variado e, a cada apresentação, uma banca de professores avalia o desempenho técnico e performático diante do público.

Grupos pedagógicos
Os Grupos Pedagógicos do Conservatório de Tatuí, aqueles exclusivamente formados por alunos, também apresentam-se em provas abertas. Na segunda-feira (14), haverá apresentações de três grupos. O primeiro deles é Grupo de Performance Histórica Jovem, coordenado por Débora Ribeiro, às 18h, no Auditório da Unidade II. Já no teatro Procópio Ferreira, serão duas apresentações. Às 19h, apresenta-se o Conjunto de Metais do Conservatório de Tatuí, sob regência de Edmilson Baía. Em seguida, às 20h30, é a vez da Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí, regida por José Antonio Pereira.

Na terça-feira (15), a primeira apresentação de grupos pedagógicos será às 18h, no Auditório da Unidade II, com o Grupo de Choro Jovem do Conservatório de Tatuí, coordenado por Altino Toledo. Ainda na terça, porém às 20h30 no teatro “Procópio Ferreira”, destaque para os grupos da área de MPB&Jazz: Grupo de Percussão Jovem da Área de MPB&Jazz, Big Band Jovem e Jazz Combo Jovem do Conservatório de Tatuí, coordenados por Betinho Sodré, Beto Correa e Paulo Flores.

As apresentações seguem na quarta-feira, 16, às 18h, no Auditório da Unidade II, com o Coro de Câmara e Coro Infantil do Conservatório de Tatuí, regidos por Marcos Baldini e Míriam Cândido, respectivamente. Já às 19h, no Teatro “Procópio Ferreira”, apresenta-se a Orquestra de Cordas Infantil e Infanto-Juvenil do Conservatório de Tatuí, regidas por Eduardo Augusto (titular) e Daniel Lazala (assistente e piano). A seguir, às 20h30, no mesmo local, apresenta-se a Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí, sob regência de Juliano de Arruda Campos e solos de Míriam Braga (piano).

As apresentações dos grupos pedagógicos terminam na quinta-feira, 17, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira, com o Grupo de Percussão Jovem do Conservatório de Tatuí, coordenado por Agnaldo Silva.

Serviço
I Semana de Música de Câmara e Prática de Conjunto
Até a próxima quinta-feira (17)
Salão Villa-Lobos e Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415
Unidade 2
Rua São Bento, 808

(Foto: Carlos Alberto Soares / TV TEM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário