quarta-feira, 9 de abril de 2014

Conservatório de Tatuí abriu inscrições a festival de música instrumental

O Conservatório de Tatuí – instituição do Governo de São Paulo – iniciou nesta segunda-feira, 7, as inscrições ao Festival de MPB – Painel Instrumental, evento consagrado à música instrumental brasileira. Oficinas, workshops e shows com nomes expressivos internacionalmente estão confirmados. O Painel Instrumental será realizado de 21 a 26 de julho, sob coordenação de Érica Masson, que assina também a coordenação dos cursos da área de MPB&Jazz do Conservatório de Tatuí, alguns dos mais procurados da instituição. Entre os diversos artistas confirmados, destacam-se o guitarrista Nelson Faria (foto), o pianista Jovino Santos Neto, ambos destaques internacionais, e o trio Corrente, grupo que venceu o Grammy de melhor álbum de jazz latino neste ano de 2014.

O evento oferece shows diários abertos a qualquer interessado, sendo que as apresentações dedicadas à divulgação de novos talentos têm entrada franca. Estudantes de música e interessados podem efetuar inscrição antecipada, garantindo a participação nas atividades pedagógicas e também nos shows.As inscrições têm taxa única de R$ 40 e são recebidas em duas categorias: ouvinte (que têm acesso aos workshops e shows diários) e participante ativo, que poderão participar também de oficinas nas modalidades de instrumento, arranjo ou improvisação para cantores. As inscrições para “participante ativo” são realizadas até o dia 4 de julho, exclusivamente de forma presencial ou via Correios.
O regulamento com todas as informações, bem como a ficha de inscrição para download, podem ser acessados em www.conservatoriodetatui.org.br/painelinstrumental. Além do preenchimento correto da ficha, é necessário acrescentar documentos e informações solicitadas de acordo com a vaga pleiteada. Já os candidatos às vagas de “ouvintes” podem se inscrever até 12 de julho, exclusivamente online pelo site www.conservatoriodetatui.org.br/painelinstrumental. Em ambos os casos, é obrigatório o pagamento de boleto bancário referente à taxa de inscrição.

Na categoria “participante ativo”, os estudantes de música ou profissionais interessados devem selecionar a modalidade de participação. Para “instrumento”, são oferecidas oficinas de prática de conjunto em piano, bateria, guitarra, baixo elétrico, percussão, trompete, trombone, saxofone e violão. Também há vagas para “arranjo” e “improvisação para cantores”.
A categoria “participante ativo” exige seleção prévia. Todos os não aprovados poderão participar das atividades como ouvintes.

Corpo docente
O corpo docente do Festival de MPB – Painel Instrumental é formado por alguns dos mais importantes nomes dos cenários nacional e internacional. Estão confirmados os nomes de André Marques (professor de Arranjo e Improvisação para Cantores), Beto Angerosa (Percussão), Cássio Ferreira (Saxofone), Cuca Teixeira (Bateria e Prática de Conjunto), Jessé Sadoc (Trompete), Jovino Santos Neto (Piano), Marco Pereira (Violão), Nelson Faria (Guitarra e Prática de Conjunto), Ney Conceição (Contrabaixo e Prática de Conjunto), Rafael Rocha (Trombone e Prática de Big Band).
Para a coordena Érica Masson, “ter a oportunidade de sanar ou abrandar necessidade nata do ser humano de aprender, conhecer e fazer música com novas pessoas de todo o Brasil e do mundo, dividindo vivência musical com professores, músicos e amigos, além de ouvir boa música, torna os participantes do evento privilegiados”. “É sempre um prazer imenso e indescritível trabalhar no Painel Instrumental”, destaca ela.

Shows
Além de professores renomados, o evento já tem confirmados shows importantes. A abertura do evento será pelo Trio Corrente (Fabio Torres, piano; Paulo Paulelli, baixo; Edu Ribeiro, bateria), ganhador do Grammy Award 2014 de melhor álbum latin jazz.

Também se apresentam Thiago Espírito Santo no show “Alma de Músico” (com Thiago Espírito Santo, contrabaixo; Fabio Peron, bandolim; Mestrinho, acordeon); Nelson Faria no show “Nelson Faria Convida” (com Chico Chagas, acordeon; Rafael Barata, bateria; e Ney Conceição, baixo); Soundscape Big Band; Marcos Paiva Sexteto MP6, no show “Meu Samba no Prato - Tributo a Edison Machado” (com Edinho Sant’anna, teclado; Daniel D’Alcântara, trompete; Daniel de Paula, bateria; Marcos Paiva, baixo acústico; Cássio Ferreira, sax; Jorginho Neto, trombone) e Jovino Santos Neto com Big Band e Jazz Combo do Conservatório de Tatuí, coordenadas por Celso Veagnoli e Paulo Flores.

Outro destaque do festival é a “Vitrine do Painel”, momento no qual novos talentos da música instrumental brasileira fazem apresentações gratuitas no saguão do teatro, antecedendo os shows principais.

Neste ano, apresentam-se: Eduardo Sueitt Quinteto, Rodrigo Ferreira Quinteto, Trio Mojubá, Espinho de Limoeiro, Paulo Maia Trio, Duo Paulio Celé e Robson Nogueira.
Oficina Extra

Neste ano, o Painel Instrumental contará com realização de uma oficina extra. O professor de acordeon Mestrinho (sergipano que já rodou o mundo ao lado do mestre Dominguinhos, com quem tocou por oito anos).

A oficina é gratuita e será realizada nos dias 21 de julho, das 09h00 às 11h00 e das 13h00 às 15h00; e 22 de julho (terça-feira), das 09h00 às 11h00. São oferecidas 20 vagas, a serem preenchidas conforme ordem de inscrição. As inscrições podem ser feitas a partir do dia 07 de abril de 2014, no site www.conservatoriodetatui.org.br/painelinstrumental.

Tão logo as 20 vagas disponibilizadas sejam preenchidas, as inscrições serão encerradas. Os 20 primeiros inscritos participarão exclusivamente da oficina de acordeon, não tendo direito a acesso a outras atividades oferecidas no Painel Instrumental 2014.

SERVIÇO
Festival de MPB – Painel Instrumental
Inscrições até 04/07 (participantes ativos) e 12/07 (ouvintes)
Taxa de Inscrição: R$ 40,00
Oficina Extra – Acordeon
Oficina voltada aos 20 primeiros inscritos
Grátis
Informações e inscrições: www.conservatoriodetatui.org.br/painelinstrumental
Foto: Nelson Faria, um dos professores confirmados no evento

Nenhum comentário:

Postar um comentário