quinta-feira, 10 de abril de 2014

Cão da GCM de Tatuí se prepara para ganhar aposentadoria

Do G1- A partir de junho, um dos oficiais do canil da Guarda Civil Municipal de Tatuí vai se aposentar. O cão Marley, que está na corporação há sete anos, deve deixar a carreira de combate ao crime devido à idade. Com isso, passará a ser o novo integrante da família do treinador e condutor, o GCM Juceiu Batista Rodrigues.

Marley, cão da raça Golden Retriever, trabalha como agente de segurança. Agora os olhos não são mais os mesmos, os pelos brancos começaram aparecer e a aparência de cansado indica que o policial precisa se aposentar. Enquanto não chega o dia de ‘pendurar a coleira’, ele continua cercado de mimos. Juceiu conta que conheceu o animal ainda filhote e durante todo esse tempo conviveu com ele.

O guarda municipal ressalta ainda que o cachorro sempre foi muito competente nas ações propostas, além de um grande amigo. “É característica da raça ser um cão leal, bastante corajoso e também muito ativo. A raça ainda tem como característica um cão amigo e meigo. Então são características que deram certo para termos sucesso neste oficio e durante toda a estadia dele no canil da Guarda Civil Municipal”, explica.

O cão trabalhou em diversas operações de combate ao tráfico de drogas. Ele também participou de diversas competições e em todas teve uma boa colocação, além de ser o primeiro e único cão condecorado pelo comando da GCM.

De acordo com o subinspetor Marcos Sebastião Arruda, o trabalho eficiente do animal o levou ao reconhecimento. “Na verdade essa medalha de condecoração foi dada ao Marley devido aos relevantes serviços prestados à corporação. Não só na parte de tráfico, de farejamento, mas também pelo trabalho na área social. Foi feito um trabalho com ele e ele ajudou muito na parte de educação das crianças com apresentações em escolas, na integração com crianças e no patrulhamento nas ruas. Ele é um cão diferenciado. Parece um guarda da corporação”, comenta.

E por onde passa, o cão mais famoso de Tatuí Marley chama a atenção, principalmente das crianças, que correm para fazer carinho no animal e também abraçá-lo. “Eu achei ele bonito e mansinho”, diz o pequeno Yoshiharo Gustavo, que parou na rua com a família para brincar com o animal.

Para o parceiro de Marley, a aposentadoria não irá representar o fim da amizade. “O Marley vai para minha casa. Agora depois de sete anos ele vai ter esse descanso. Enquanto isso, eu vou manter a mesma rotina que ele teve aqui na guarda. Vou tentar aproximar daquilo que ele passou por aqui. E vai estar juntamente comigo para o resto da vida dele. Jamais ficaria longe desse amigo. Aprendi muito com ele e, no que depender de mim, vai ficar comigo eternamente”, finaliza.
(Foto: Fábio Campos / TV TEM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário