terça-feira, 1 de abril de 2014

Cantora cega é exemplo de superação no Conservatório de Tatuí

Do G1- A banda Jazz Combo, do Conservatório de Tatuí, conta com uma integrante que é exemplo de superação. A vocal do grupo, a cantora Mayara Rios, é cega, mas isso não a impede de estudar música e se destacar no grupo. Aos 20 anos de idade, a jovem está concluindo o curso de MPB & Jazz, um dos mais concorridos da instituição.

Mayara conta que é cega desde os oito meses de vida. Com dedicação aos estudos, conseguiu entrar na banda pela dedicação aos estudos e não teve dificuldades para desenvolver o talento.

Ela diz que os ensaios são um pouco diferentes do restante do grupo. Mayara tem uma tática que ela aprendeu nas aulas de musicografia braile do conservatório, para alunos com deficiência visual. Quando ensaio ou se apresenta, tem todo o roteiro e repertório decorado. “A partir das partituras, faço um estudo em casa. Prefiro trazer essas partituras e os arranjos decorados por uma questão de praticidade mesmo”, diz.

O atual trabalho da Jazz Combo é o show “Vinicius de Moraes, poetinha? Poetinha!”, em homenagem aos 100 anos do escritor, compositor e músico Vinícius de Moraes. Para a cantora, participar do grupo é um prazer, ainda mais com trabalhos como esses que valorizam a música popular brasileira. “A arte é ilimitada e trabalhando com um grupo maravilhoso como a Jazz Combo, que prioriza bastante a música brasileira, incentiva muito mais. Você trabalhar com aquilo que é seu, uma cultura que é sua. Você quer fazer o melhor. É bem interessante mesmo”, diz.

O show do grupo foi apresentado nesta terça-feira (1º) no Teatro Procópio Ferreira, em Tatuí. Os arranjos do show são de autoria de Paulo Flores, fundador da banda. Foi inspirado nas composições de Vinícius de Moraes que ele preparou o show. “Com várias músicas, vários estilos de várias épocas, fui fazendo os arranjos para que, com isso, dar uma cara mais da gente, fazer um show mais moderno, mais contemporâneo”, diz.

Doze músicos, 12 instrumentos e um repertório bem diferente do que se costuma ouvir quando se fala em Vinícius de Moraes. A proposta do grupo no show que homenageia um dos nomes mais importantes da MPB é surpreender. “Formação quase de uma Big Band com trompete, saxofone, trombone, guitarra acústica e violão também. Normalmente, as músicas de Vinícius você costuma ouvir com grupos menores. Violão, piano, baixo, bateria, um cantor ou dois”, diz o músico Joseval Paes.
(Foto: Reprodução / TV TEM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário