terça-feira, 1 de abril de 2014

'Barão de Suruí' tem salas interditadas e ocupará parte da Secretaria de Esportes

As aulas de judô, capoeira, damas e xadrez não são mais as únicas disciplinas ensinadas diariamente na sede da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude. Parte da estrutura foi temporariamente cedida à Escola Barão de Suruí, que teve diversas salas de aula interditadas pela Defesa Civil, em fevereiro, devido a infiltrações e goteiras que comprometeram seriamente uma ala do prédio. A previsão é de que as reforma da Escola “Barão de Suruí” seja concluída até o fim do ano.

Aproximadamente 400 alunos, dos ensinos fundamental e médio, foram abrigados nas salas reservadas para prática de artes marciais e jogos de tabuleiro. As modalidades continuam com suas aulas normais, parte na própria Praça Paulo Setúbal, no prédio que já abrigou o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), parte no Centro Cultural, que fica na Praça Martinho Guedes. A ideia foi improvisar espaços próximos para que os atletas tivessem poucas mudanças em suas rotinas e locais de treinamento.


O empréstimo foi autorizado pelo prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, após uma reunião envolvendo o diretor do “Barão”, Marcelo Miranda, a supervisora da Diretoria Regional de Ensino, Iracema Vieira de Paula, e os secretários municipais de Educação, Ângela Sartori, de Esporte, Miguel Lopes Cardoso Junior, e de Governo, vice-prefeito Vicente Menezes.

As salas foram adaptadas com lousas, armários, mesas e cadeiras, procurando reproduzir o mesmo ambiente escolar da unidade em reforma. O período da manhã está destinado aos alunos do ensino fundamental, com duas turmas do primeiro ano e quatro do segundo. A tarde está dedicada para quatro turmas do sexto ano e uma do sétimo, para estudantes do ensino médio. “Nós não medimos esforços para ajudar a solucionar o problema. Era uma situação emergencial e não podíamos deixar as crianças nenhum dia sem aula. Não importa se os alunos são da rede estadual ou municipal, é preciso que todos possam ter acesso ao conteúdo e cumpram os dias letivos previstos”, lembrou Ângela Sartori.

Miguel Lopes Cardoso Junior ratificou que nenhuma atividade da Secretaria de Esporte será interrompida. Ele fez ainda um apelo para que os alunos do “Barão de Suruí” cuidem de maneira especial de sua nova sede escolar. “Pedimos que os alunos zelem pelo prédio, tratem esse espaço como suas segundas casas, para que eles mesmos possam aproveitar depois para as diversas práticas esportivas disponibilizadas gratuitamente pela nossa Secretaria”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário