terça-feira, 8 de abril de 2014

Alunos da Fatec criam impressora 3D para materiais recicláveis em Tatuí

Do G1- Um aparelho criado por alunos do curso de automação industrial da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Tatuí faz peças de alto valor no mercado utilizando matérias recicláveis como matéria-prima. A máquina une dois aparelhos com funções diferentes para um objetivo final. O primeiro aparelho, chamado de extrusor, transforma garrafas pet em fios de plástico e o segundo é uma impressora 3D.

Segundo o estudante Lauro Fernando de Melo, se tivessem que comprar os fios de plástico rígido para usar na impressora, o quilo nos fornecedores custaria, em média, R$ 150. Com o extrusor, os estudantes conseguiram reduzir o custo para R$ 15, uma redução de 90% no valor. “A ideia era fazer um equipamento pequeno, portátil, que economizasse dinheiro e nos desse lucro. E ao mesmo tempo aproveitar para reciclar material da natureza. O que é considerado lixo, a gente recicla e faz alguma coisa útil”, explica.

Os fios de plástico reciclável são usados em uma impressora 3D. O professor do curso de automação Marcelo José Simonetti atesta a boa qualidade na fabricação de várias peças, entre elas, a engrenagem do próprio equipamento. “Aqui os alunos reproduzem um equipamento de pequena dimensão, com baixo custo e com grande performance para o que foi criado”, afirma.

Os alunos levaram um ano para desenvolver o sistema. Agora, eles esperam que a tecnologia do equipamento seja usada em empresas fora da Fatec. “Acho que esse projeto tem muito futuro em grandes empresas automobilísticas, por exemplo, pois elas precisam fazer grandes peças e não querem gastar com ferro. Com o aparelho elas podem fazer um desenho e desejar o que quiser criar”, completa o estudante Weliton Melo. (Foto: Cláudio Nascimento/ TV TEM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário