quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Jornada de seis horas chega a todos os servidores da Saúde

Atendimento dos postos de saúde foi ampliado em duas horas diárias - A jornada de seis horas de trabalho aos profissionais da rede pública municipal de saúde chega a partir de 2014 a todos os servidores. A medida que fez parte do plano de governo do prefeito José Manoel Correa Coelho, foi implantada de maneira escalonada desde julho do ano passado. 

O anúncio da universalização do benefício aconteceu no último dia 20 de dezembro, durante um café da manhã de confraternização dos funcionários da Secretaria da Saúde. Participaram do encontro o vice-prefeito e secretário de Governo, Segurança Pública e Transportes, Vicente Menezes; o secretário da Saúde, Fábio Vila Nova; a diretora de Recursos Humanos, Fabiana Freitas; além do médico e ex-secretário da Saúde, José Luiz Barusso, responsável por toda a articulação e planejamento para implantação do novo turno de trabalho.

Outra novidade, as Unidades Básicas de Saúde terão duas horas a mais de atendimento todos os dias. O horário de funcionamento das 7h às 16h passou a ser das 7h às 18h. “Os profissionais da saúde são fundamentais para o bom andamento do serviço público e, por isso, devem estar estimulados e descansados para cumprirem suas atividades”, comentou Vila Nova.


Desde o dia 1º de janeiro, todos os funcionários do setor cumprem carga semanal de 30 horas, exceto os profissionais vinculados aos serviços de urgência e emergência, lotados no Pronto Socorro Municipal e no Samu, por exemplo, que já cumprem escala diferenciada de plantões.

Profissionais da área técnica da saúde, como enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, auxiliares e técnicos em laboratório, técnicos em raio-x e imobilização ortopédica, fonoaudiólogos, psicólogos e farmacêuticos, já cumprem as 6 horas de turno desde o dia 1º de junho de 2013. Em setembro, o novo horário foi extendido também ao setor de Vigilância em Saúde, contemplando os servidores da Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Controle de Vetores e Zoonoses. Já em outubro foi à vez da Assistência Farmacêutica, Laboratório e CEP-CAR – Centro de Estimulação Precoce e Centro de Adaptação e Reabilitação, todos vinculados à Secretaria Municipal de Saúde, se adequar à novidade. Apesar da redução os três órgãos tiveram também a ampliação de três horas a mais de atendimento diário à população. 

O vice-prefeito Vicente Menezes lembrou das diversas reuniões realizadas ao longo de todo ano para implantação do projeto. “Chegamos a ser inclusive hostilizados por uma minoria que não compreende – ou não compreendia - o trâmite necessário para implantação das seis horas. Era necessário ter muita cautela e prudência, para que a população não fosse prejudicada e ai está a prova. Ao mesmo tempo que reduzimos a carga horária ampliamos o atendimento à população. As mudanças não se fazem por decreto é necessário planejamento para que as coisas funcionem de maneira efetiva. Esse é mais um exemplo de que todas os nossos compromissos de campanha serão cumpridos ao longo dos quatro anos de mandato”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário