terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Defesa Civil se diz pronta para enfrentar temporada de chuvas

Tatuí está pronta para o período de chuvas, diz a Defesa Civil. Segundo o coordenador da Defesa Civil em Tatuí, João Batista Floriano, Tatuí se preparou de maneira preventiva com a criação do Condec (Conselho Comunitário de Defesa Civil) e ação em um dos pontos mais críticos do município, que é o Distrito da Americana, onde também foi instalada uma sirene que alerta os moradores em caso de risco de alagamento. Outro ponto considerado crítico no município é a ponte sobre o Rio Tatuí, que chega a ficar encoberta nas ocasiões de chuva intensa.

A chamada Operação Verão acontece oficialmente entre os dias 1º de dezembro e 31 de março, época do ano onde os cuidados são redobrados. Apesar da baixa incidência registrada no mês de dezembro, os boletins meteorológicos apontam tendência de grande precipitação em janeiro e fevereiro. Em caso de situação de emergência, envolvendo alagamentos, deslizamentos e outra ocorrências, a população poderá entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199. A ligação é gratuita.

Em 2013, Tatuí foi sede de um encontro regional de Defesa Civil que teve como meta capacitar todos os agentes envolvidos nas operações de resgate. Durante três dias, cursos, palestras, atividades práticas e simulações foram realizadas com coordenação do gabinete da Casa Militar, órgão ao qual está vinculado a Defesa Civil estadual.

A Defesa Civil do Estado disponibilizou para a cidade um novo kit de equipamentos de EPI e EPC. São 15 bonés, 15 botas de pvc, 15 capas de chuva, 25 coletes, dois rolos de fitas de isolamento, duas lonas plásticas, um pluviômetro e 10 luvas raspa de couro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário