sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Tatuí terá direito a voto na Conferência Nacional das Cidades

Evento será realizado em novembro, em Brasília – Educadora foi eleita como delegada - Pela primeira vez em sua história, Tatuí terá direito a assento e voto na Conferência Nacional das Cidades, que chega em 2013 a sua quinta edição. A etapa nacional dos debates acontece entre os dias 20 e 24 de novembro em Brasília. O eixo central das discussões será o desenvolvimento urbano, ocupação de risco, saneamento ambiental e conflitos fundiários. O objetivo da Conferência é prover um espaço de interação entre representantes do poder público e da sociedade civil organizada a fim de discutir o sistema nacional de desenvolvimento urbano.

Durante a plenária paulista, os municípios foram divididos de acordo com cada região administrativa. Entre as 10 cidades da região que pleitearam representação, somente Tatuí, Sorocaba, Botucatu e Araçoiaba da Serra terão delegados, que integrarão a delegação geral do estado composta por 33 titulares e 33 suplentes. A representante do município será a diretora de educação infantil, Fabiana Moraes. “Essa conquista é fruto do incentivo e da motivação que recebemos na fase municipal, ao empenho e colaboração de todos os participantes e também da confiança depositada pelo prefeito Manu e pela secretária municipal de Fazenda, Finanças e Planejamento, Lilian Maria Grando Camargo”, comentou a delegada suplente, que terá direito a voto em Brasília.

No final de setembro, seis representantes no município participaram da Conferência Estadual, realizada nos dias 26, 27 e 28 no Memorial da América Latina. O tema, já debatido em âmbito municipal entre os dias 11 e 18 de maio, “Quem Muda a Cidade Somos Nós: Reforma Urbana Já”, ganhou sugestões e abordagens sobre as óticas dos 645 municípios paulistas.

Na ocasião, o Governo do Estado de São Paulo anunciou a criação do Conselho Estadual das Cidades, que será responsável por propor as diretrizes gerais para a formulação e implementação da politica nacional de desenvolvimento urbano, em consonância com as resoluções aprovadas pela Conferência Nacional das Cidades.

Conferência Estadual 

Participaram da Conferência Estadual das Cidades a própria Fabiana Moraes, como representante do Poder Executivo, o vereador José Eduardo Morais Perbelini, como representante do Legislativo, Davison Pinheiro e Francisco Vilella, representando os movimentos populares, Ellen de Almeida, em nome dos trabalhadores de Entidades Sindicais, e Georgia Agostinho como líder do empresariado vinculado à produção e ao financiamento do desenvolvimento urbano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário