terça-feira, 8 de outubro de 2013

Projeto Conexões de Teatro Jovem é tema de palestra nesta quinta

Coordenadores do Conexões falam sobre a dramaturgia para jovens no 3º Encontro de Teatro e Educação, do Conservatório de Tatuí -  O Projeto Conexões de Teatro, versão nacional do consagrado Connections do National Theatre de Londres, será tema da palestra desta quinta-feira, 10, a partir das 14 horas, no "3º Encontro de Teatro e Educação", promovido pelo Conservatório de Tatuí. Com o tema 'A dramaturgia para jovens', a palestra será ministrada por Tuna Serzedello, diretor do grupo de teatro do Colégio São Luís; Laerte Mello, gerente Cultural da Cultura Inglesa; Leo Pelliciari, coordenadora da Escola Superior de Artes Célia Helena; e Luciana Barboza, diretora colaboradora da Escola Superior de Artes Célia Helena.

Os representantes do Conexões participaram do encontro para discutir ações formativas na área de artes cênicas no estado de São Paulo. "A parceria do Conexões com o evento vem ao encontro com o objetivo do nosso projeto que há sete anos visa fomentar e contribuir para o movimento crítico de teatro jovem, abrir espaço para no segmento e formar novos grupos", explica Serzedello, um dos organizadores do Projeto Conexões.

O evento é aberto ao público e acontece de quarta-feira (9) até sábado (12). As palestras serão realizadas no Setor de Artes Cênicas do Conservatório, durante o dia. Às 20:30 horas, terão apresentações de espetáculos teatrais gratuitos, no teatro Procópio Ferreira. Para as palestras não é necessário efetuar inscrições e os ingressos para os espetáculos podem ser retirados na bilheteria do teatro, antecipadamente.

Mais informações sobre a programação no tel. (15) 3205-8444.

O Núcleo de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí (instituição da Secretaria de Estado da Cultura e do Governo de São Paulo) será um dos grupos que encenarão de 1º a 10 de novembro, em São Paulo, na Mostra de Teatro Conexões.

Projeto Conexões - Em sua 7ª edição no Brasil, o Projeto Conexões é resultado da parceria entre Cultura Inglesa São Paulo, British Council Brasil, Colégio São Luís, National Theatre de Londres e Escola Superior de Artes Célia Helena. O seu ponto alto é a Mostra de Teatro Conexões, de 1º a 10 de novembro, em São Paulo, quando os estudantes encenam as peças. Após essa fase, os textos são publicados em livro e distribuídos para escolas públicas e bibliotecas municipais, com versões em português e inglês. Ao longo desses anos, já foram produzidos 26 textos inéditos, publicados em seis livros - as apresentações atraíram mais de 7 mil espectadores.

O Conexões já ultrapassou fronteiras. Samir Yasbek, que escreveu para o Conexões em 2011, foi o primeiro autor brasileiro a ter sua peça também encenada no National Theatre. Entre os demais autores brasileiros que já produziram peças para o projeto estão: Caco Barcellos, Marcelo Rubens Paiva, Noemi Marinho, Luís Alberto de Abreu, Mário Viana, Sérgio Roveri, Bosco Brasil, Jandira Martini, Newton Moreno, Claudia Schapira e Cássio Piressão.


SERVIÇO
O que: 3º Encontro de Teatro e Educação do Conservatório de Tatuí
Quando: 12 de outubro
Palestra: "Projeto Conexões: Dramaturgia para Jovens", às 14h, com Tuna
Serzedello (Colégio São Luís), Laerte Mello (Cultura Inglesa), Leo
Pelliciari e Luciana Barboza (Escola Superior de Artes Célia Helena)
Local: Setor de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí - Sala Preta (rua
Cel. Aureliano de Camargo, 550, 1º andar - Tatuí (SP)
Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário