sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Procon de Tatuí orienta sobre as compras para o Dia das Crianças

Do G1 Itapetininga e Região
No próximo sábado 12 será comemorado o Dia das Crianças. Antes que os pais saiam às compras, o Procon, órgão de Defesa ao Consumidor, orienta que é preciso atenção ao escolher os presentes que serão entregues às crianças. O assessor da instituição em Tatuí, Rodrigo Esteves Rolim, recomenda três passos básicos fazer uma compra segura.

De acordo com Rolim, a primeira atitude na compra de produtos é solicitar a nota fiscal. “Primeiramente o consumidor tem que comprar em estabelecimento que venda produtos originais e que emita a nota fiscal. Isso é importante porque se eventualmente o produto apresentar defeito, será possível acionar o fabricante, e também o Procon”, afirma.

“O segundo passo é olhar a legenda do produto, isto é, se o brinquedo corresponde à idade da criança que será presenteada. E também verificar se o produto tem o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Todo o produto para crianças de até 14 anos de idade tem que ter obrigatoriamente o selo. Ele é a garantia de que o produto foi testado antes de ser colocado no mercado”, explica.

O assessor ainda comenta que é preciso ficar atento aos períodos de troca, já que cada estabelecimento possui um prazo diferente. “O terceiro passo é o consumidor ver a situação de troca, porque toda compra presencial não tem prazo para troca. Mas tem que estar atento, já que cada estabelecimento possui um prazo para troca. Então é preciso obedecer o prazo de troca do determinado estabelecimento”, conta.

Segundo Rolim, é importante também ler as instruções do brinquedo e retirá-lo da embalagem antes da entrega, principalmente para crianças com menos de 3 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário