quinta-feira, 3 de outubro de 2013

5 professores de Tatuí ministram workshops musicais em Prudente

por Oslaine Silva, de O Imparcial

PRESIDENTE PRUDENTE - Apaixonados pela música, instrumentos e afins: no sábado, dia 5, ocorre no Auditório Sebastião Jorge Chammé, do Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente, um evento importante dessa arte milenar, com professores de renome no meio. Vindos de Tatuí (SP), considerado o celeiro de formação de cantores, estarão presentes os mestres: Felipe Brisola (baixo), Andrea dos Guimarães (canto popular), Rodrigo Marinonio (bateria), Fabio Leal (guitarra) e João P. Ramos Barbosa (saxofone), ministrando workshops e um show.Os horários da programação podem ser vistos no box abaixo.

A realização deste evento é da cantora prudentina Adriana Cavalcanti e Daniel Mazini, do Instituto de Bateria Northon Vanalli em Presidente Prudente. Conforme a cantora, a ação tem como objetivo trazer para a cidade algo inédito nesse formato. “Financeiramente, o Daniel e eu não ganhamos nada com isso, mas a satisfação e a certeza de que estamos fornecendo cultura para nossa cidade é gratificante demais”, ressalta.

Cavalcanti, que também é professora de música, diz que quer apresentar aos seus alunos e aos outros cantores, os professores com quem ela estudou canto em Tatui durante cinco anos. “Digamos que seja uma oportunidade de acesso a essa qualidade de professores. Na maioria das vezes, as pessoas [cantores] não têm condições de estudar fora ou viajar para oficinas em outras cidades. Daí a ideia: porque não trazermos para cá? Afirmo que será uma programação preciosa e que ninguém aqui pode imaginar a grandiosidade desse evento”, enfatiza.

Para participar

Segundo Cavalcanti, o valor para participar de um workshop ou mais e do show é de R$ 15. “A venda será apenas no local e assim que a pessoa adquire o ingresso seu nome e documento será anotado, para que ela possa participar do que quiser”, explica.

Ela fala que todas as pessoas que queiram aprender mais sobre música e em específico sobre algum instrumento podem participar dos workshops e do show, desde alunos iniciantes, avançados, amantes da música em geral. O show será de música instrumental e cantada, onde ela inclusive fará uma participação especial em uma música cantada, da Fátima Guedes e outra instrumental, de Hermeto Pascoal.

“Essa será uma grande oportunidade de conhecer e estar próximo desses ‘monstros da música’ reconhecidos em todo o País e que contam com um currículo impressionante. Pra mim uma oportunidade única. Venham participar. É para apreciadores da boa música. Todos são bem vindos”, convida.

Músicos

Andrea dos Guimarães, bacharel em Música Popular e mestre em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é cantora, compositora e arranjadora. Atualmente é professora de Canto Popular no Conservatório Dramático e Musical Doutor Carlos de Campos, em Tatuí (SP), na Escola de Música do Estado de São Paulo (Emesp) Tom Jobim (SP), na Faculdade Souza Lima (SP) e no curso de Educação Musical da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Faz parte do grupo Conversa Ribeira, desde 2002 representando o Brasil em festivais no México e em Portugal.

Fábio Leal leciona desde 1995 e há dez anos é professor de prática de grupo e guitarra do Conservatório de Tatuí, além de ministrar aulas de improvisação e guitarra em festivais de música realizados em São Paulo e outros Estados. Atualmente está preparando seu segundo CD solo. Em 2012, foi um dos selecionados do ProAC para fazer uma série deshows com seu grupo Fábio Leal Quarteto.

Formado pelo Conservatório de Tatuí, Rodrigo Marinônio tem trabalhado como baterista em diversas formações como: Big Band, Orquestra Sinfônica, Banda Sinfônica, Combos, Trios e Quartetos. Atualmente é professor de bateria no curso MPB/Jazz do conservatório. Também tem feito excursões com frequência para Europa, Estados Unidos e América Latina.

Felipe Brisola é contrabaixista, formado pelo Conservatório de Tatuí, onde atualmente leciona no curso de MPB/Jazz desde 2007. É também integrante do Jazz Combo do Conservatório e tem atuado em diversos shows. É integrante da Vintena Brasileira, sob o comando de André Marques, desde 2011. O grupo está em processo de gravação do terceiro disco.

João P. Ramos Barbosa começou a trabalhar profissionalmente como músico aos 12 anos. Aos 14, entrou no Conservatório de Tatuí, se formou em 2004 no curso de Saxofone MPB /JAZZ, onde posteriormente lecionou teoria e saxofone. No ano passado, fez turnês do Circuito Sesc com shows em Paris e Barcelona. Ele é integrante dos grupos Reteté Big Band, Louise Woolley Septeto e Entrevero Instrumental.

PROGRAMAÇÃO DO DIA
Horário atividade Professor Local
09h30 às 11h Canto popular Andrea dos Guimaraes Sala 2
11h ao 12h Sax Jota P Ramos Barbosa Sala 2
14h às 15h Guitarra Fábio Leal Auditório
15h às 16h Bateria Rodrigo Marinonio Auditório
16h às 17h Baixo Felipe Brisola Auditório
21h Show com todos os professores Atheliê

Nenhum comentário:

Postar um comentário