quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Outubro Rosa terá encerramento no sábado na Praça da Matriz

Saúde terá estandes para exames, testes rápidos e orientações contra o câncer - As mulheres que passarem pela Praça da Matriz em Tatuí, na manhã do próximo sábado, 26, terão à disposição uma surpresa: poderão se informar e receber dicas de cuidados com a saúde, aferir a pressão arterial, medir a circunferência abdominal, realizar testes rápidos para detecção de doenças sexualmente transmissíveis, como HIV e Sífilis, além de receber orientações de combate ao câncer de mama e de colo de útero. Trata-se do encerramento da campanha Outubro Rosa, realizada pela Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Diversos estandes estarão disponíveis para atendimento das 9h às 13h. 

O mês foi escolhido para abordar os cuidados com a saúde da mulher. Diversas ações são realizadas em todo mundo, sempre com foco na prevenção. O foco inicial era o combate ao câncer de mama, mas as outras doenças e os hábitos saudáveis também ganharam espaço na abordagem. 

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Marilu Rodrigues da Costa, o objetivo é conscientizar também os familiares para que estimulem o público feminino a atuar como incentivadores do autoexame e também do acompanhamento frequente no ginecologista, já que o papanicolau é a melhor maneira de prevenir prematuramente os casos de câncer de colo de útero. “A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de uma causa nobre. No Brasil, a primeira iniciativa foi a iluminação, em tons de rosa, do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista em São Paulo, no dia 2 de outubro de 2002.

O movimento começou nos Estados Unidos em 1990, onde vários estados tinham ações isoladas, referentes ao câncer de mama e ou mamografia. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano outubro se tornou o mês nacional americano de prevenção do câncer de mama.

Laço Rosa

O Fundo Social de Solidariedade de Tatuí também participou da campanha distribuindo laços cor-de-rosa, que são um dos símbolos da campanha, às funcionárias do Paço Municipal, e das secretarias municipais de Saúde; Educação, Cultura e Turismo, no próprio Fundo Social e entre as integrantes do Projeto Melhor Idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário