segunda-feira, 7 de outubro de 2013

O que é o Torneio Estadual de Cururu

Conhecido como Torneio Estadual de Cururu, o Festival de MPB – Raiz e Tradição é um evento realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura, por intermédio do Conservatório de Tatuí. Ele integra uma das três ações realizadas pelo Festival de MPB, que também inclui o Certame da Canção e o Painel Instrumental.

O Torneio Estadual Cururu Vivo tem objetivos de proteger e difundir as manifestações da tradição, da memória e da diversidade cultural do interior paulista, em caráter competitivo. Ele visa a estimular a difusão do Cururu do Estado de São Paulo, buscando a integração, intercâmbio e congraçamento entre os cururueiros, multiplicação do conhecimento, divulgação da cultura popular de raiz do Estado de São Paulo e do gênero como forma legítima de expressão da raiz da música brasileira, a ser preservada em nome das legítimas e ricas manifestações populares.

As inscrições são feitas pelos municípios, que indicam um violeiro e uma dupla de representantes oficiais. Oito duplas são selecionadas e disputam os prêmios, em apresentações públicas.

Além da competição, o evento conta com convidados especiais. Todas as apresentações têm entrada franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário