quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Moradores cobram instalação de unidade de saúde em bairro de Tatuí

Do G1 Itapetininga e Região

Os moradores do Jardim Tókio, em Tatuí, reivindicam a inauguração de um posto de saúde que começou a ser construído no bairro. Segundo eles, as obras do prédio que iria beneficiar aproximadamente oito mil pessoas estão paradas há um ano.

Uma placa instalada em frente ao posto indica a futura unidade, porém, até o momento, o prédio permanece fechado.

Antes do projeto de implantação de um posto, o local abrigava uma escola municipal do Ensino Fundamental, mas com a inauguração de uma nova instituição de ensino e transferência dos alunos, o prédio está sem uso.

A empresária Adriana Rodrigues Ponce mora há 38 anos no local. Ela afirma que viu a região crescer junto com a necessidade da população. Ela também reclama da falta de uso do local. “O prédio está fechado, não tem nada dentro e só está juntando sujeira. É um perigo para os nossos filhos também. A gente precisa do posto aqui para nós”, explica.

Para serem atendidos, os moradores precisam andar pelo menos 20 minutos até o posto do Bairro São Cristóvão. Segundo a vendedora Maria Pereira da Silva, muitos moradores não tem condições de caminhar até o atendimento. “Eu tenho vários vizinhos que tem os pais acamados, que não tem condições de levar ao posto do Bairro São Cristóvão”, diz.

O aposentado Antônio Silva conta que participou da construção do prédio, em 2012, e ressalta a importância da unidade. “É ruim para nós essa situação. Precisamos de um posto de saúde aqui no bairro”, afirma.

Posição da prefeitura
O secretário de Saúde de Tatuí, José Luiz Barusso, confirmou que a obra está parada desde outubro de 2012, e que era mantida com verbas municipais. Segundo ele, este ano não há recursos previstos para concluir a unidade de saúde. Como os trabalhos já estão em andamento, não será possível pedir ajuda aos governos estadual e federal. Ele afirma que em 2014 a reforma deve entrar na previsão orçamentária do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário