terça-feira, 1 de outubro de 2013

Estudantes apresentam projetos tecnológicos em simpósio em Tatuí

G1 - Evento segue até 5ª feira (3) na Fatec com palestras e exposições. - No último dia, será realizado o projeto 'Fatec Aberta'. Até a próxima quinta-feira (3), é realizado o 7º Simpósio de Ciência e de Tecnologia: Desenvolvimento e Sustentabilidade na Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Tatuí. O evento reúne mais de 50 projetos desenvolvidos por alunos da instituição.

De acordo com o diretor da Faculdade, Mauro Tomazela, os trabalhos são uma mostra do conhecimento que é produzido no que diz respeito à tecnologia. Ele conta que parte do material foi criada com o aproveitamento de peças descartadas, o que torna a criação e pesquisa sustentável. “Muitos desses projetos são protótipos desenvolvidos com peças de máquinas inutilizadas, como por exemplo, máquinas caça-niqueis que são apreendidas pela polícia e doadas pela Justiça à Fatec para as pesquisas. Tudo isso gera muito conhecimento”, afirma.

O professor Lucas Meneguette também integra esse universo de tecnologia e sustentabilidade. Durante o evento, ele é responsável por um projeto que criou uma máquina de som a partir de sucata tecnológica, entre elas, leitor de disquetes. “A gente transforma objetos não musicais em objetos que cantam. Tudo isso baseados em sucata tecnológica como disquete que nem se usa mais. A máquina tem uma placa controladora que vai mandar o sinal para os disquetes e eles produzem os sons programados”, explica.

Os alunos que participam do simpósio afirmam que os projetos são importantes para ampliar o conhecimento. Alex Sandro Rostelato faz o curso de Manutenção Industrial. Ele participa do evento e aprende as técnicas de análise de peças pequenas que não podem ser percebidas a olho nu. A análise é feita por meio de uma máquina especial. “Esse equipamento é para você ter a análise de tamanho dimensional em micrômetros. Você tem o trabalho apenas de posicionar as peças, com isso tem a análise proporcional bem nítida”, explica. [Um micrômetro é a milionésima parte do metro, ou seja, 0,000001 metro].

Já em outro equipamento, os alunos conseguem o aumento da imagem dos objetos que podem ser ampliados em até mil vezes. O professor Marcelo José Simonetti explica que o projeto permite a análise de pequenas características dentro do material. “Podemos fazer, por exemplo, uma análise metalográfica, onde é possível ser analisada a parte estrutural no material em estudo”, comenta.

De acordo com outro professor da Fatec, Hélder Bocaletti, as pesquisas para o desenvolvimento dos projetos são importantes para a carreira profissional dos universitários. “O objetivo aqui é mostrar todas as atividades e todas as necessidades que eles precisam adquirir ao longo da sua carreira profissional dentro da organização”, comenta.

A estudante Mayara de Lagos Duarte se diz satisfeita com as atividades e com o desenvolvimento do seu projeto. A jovem criou o ‘Robotino’, um equipamento que tem movimentos controlados por sensor. “O projeto nos auxiliou a aprender a mexer com a parte de sensor, de programação, além de mexer com CLP [Controlador Lógico Programável] que é toda a parte eletrônica do nosso curso”, afirma.

Programação
Nesta quarta-feira (2), as atividades terão início às 8h com palestras. O tema abordado será ‘Crescimento econômico e sustentabilidade, Crescimento Econômico, inovação tecnológica e sustentabilidade: pilares para o desenvolvimento’. Já a partir das 14h, o assunto discutido por especialistas será o mercado de trabalho com o tema ‘Possibilidade de inserção no Mercado: Estágios e Pesquisa Tecnológica’.

A partir das 19hh, serão realizadas palestras que abordam a educação e a tecnologia: “O cenário da educação tecnológica e suas contribuições para o desenvolvimento”.

No último dia do evento, a instituição promove o evento Fatec Aberta que tem o objetivo de apresentar os cursos e projetos aos estudantes do ensino médio. A expectativa é receber a visita de pelo menos três mil pessoas. Os visitantes irão conhecer a produção tecno-científica, e ainda poderão participar de oficinas tecnológicas, de apresentações musicais, além de visitas guiadas aos laboratórios da instituição.

O ‘Fatec Aberta’ será realizado em três horários. Das 8h às 11h30, das 14h às 17h, e das 19h às 22h.

A Faculdade de Tecnologia fica na rodovia Mario Batista Mori, 971, no Jardim Aeroporto. Todas as atividades são gratuitas.
Parte dos equipamentos é desenvolvida com sucata tecnológica (Foto: Reprodução / TV TEM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário