quarta-feira, 17 de julho de 2013

Combate ao uso de linha com cerol é intensificado em Tatuí

Em 15 dias, GM apreendeu 10 mil metros de linha com material cortante.

Do G1 - A Guarda Civil Municipal de Tatuí apreendeu em um período de 15 dias aproximadamente dez mil metros de linhas de pipa com cerol. Segundo o subinspetor da GCM, Vanderlei dos Passos, uma operação para evitar acidentes com o cortante é feita durante o ano todo, mas no período de férias escolares a fiscalização é intensificada. Nestas duas primeiras semanas de julho, 50 pipas com cerol foram apreendidas.

Além das linhas, durante a operações são apreendidos também materiais utilizados para fazer cerol, como cacos de vidro, produtos cortantes, cola e até martelo. Ainda de acordo com Passos, as abordagens são feitas nas ruas onde as crianças e adolescentes costumam soltar pipas. “Nós abordamos as crianças e quando percebemos que o material cortante está sendo utilizado, ele é recolhido”, explica.

Para conseguir fiscalizar todos os bairros da cidade, os guardas municipais se dividem em grupos e organizam um cronograma para que todas as ruas e regiões de Tatuí sejam atendidas. O objetivo da fiscalização é conscientizar as crianças, adolescentes e os pais sobre o perigo causado pelo cerol. Os pais também podem ser responsabilizados caso a brincadeira dos filhos prejudique outras pessoas.
GM faz copmbate ao uso de linha com cerol em
Tatuí (SP). (Foto: Cláudio Nascimento / TV TEM)

Em entrevista ao Tem Notícias, o subinspetor explicou que acredita que aproximadamente 80% das crianças que brincam com pipas utilizam material cortante. “Muitas crianças dizem que não sabem que a linha está com cerol, mas nós acreditamos que elas sabem e conhecem o material”, explica.

Outra recomendação da Guarda Municipal, é que as crianças evitem de soltar pipas próximos a locais que possuem instalações elétricas. “Um acidente perto de uma torre de energia pode acarretar em graves consequências”, orienta Passos.

As fiscalizações intensificadas devem continuar até o fim das férias escolares, mas há um projeto de conscientização que deve ser implantando no próximo semestre de 2013.
Além de linhas, material de preparação do cerol
foi recolhido. (Foto: Cláudio Nascimento)

Acidentes com pipas
Neste ano, dois casos graves de acidentes causados por linha com cerol foram registrados na região, sendo que em um deles, uma mulher morreu ao ser atingida no pescoço pela linha. Claudete Dilma Gonçalves Vieira, de 53 anos, estava na garupa da motocicleta de um mototaxista quando foi ferida. O incidente aconteceu no Bairro São Camilo, em Itapetininga (SP) em 9 de junho.

Em Avaré (SP), um caso foi registrado em maio. O ajudante geral Gilson Gomes Teixeira, de 46 anos, sobreviveu, mas sofreu um corte profundo no pescoço após ser atingido por uma linha com cerol. Ele seguia em uma motocicleta pela Rodovia João Mellão, em Avaré, quando aconteceu o acidente.

De acordo com a vítima, o ferimento aconteceu muito rápido mesmo com a antena protetora que tem instalada no veículo. Quando percebeu a linha, ela já havia atingido o pescoço. Ele ainda tentou retirá-la, mas como estava em uma curva, quase perdeu o controle da direção.

Pipas com linha cortante foram recolhidas durante as fiscalizações em Tatuí (SP). (Foto: Cláudio Nascimento)Em 15 dias, 10 mil metros de linha com cerol foram recolhidos. (Foto: Cláudio Nascimento / TV TEM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário