sexta-feira, 5 de julho de 2013

Abertas inscrições para o Programa Pró-Jovem Urbano em Tatuí

Uma oportunidade para conclusão do ensino fundamental, com direito a bolsa-auxílio de R$ 165 todo mês. Estão abertas as inscrições, a partir da próxima quarta-feira, 10, para o Programa Pró-Jovem Urbano em Tatuí, parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal. São 400 vagas disponíveis, em dois núcleos. As inscrições para o Pró-Jovem Urbano podem ser feitas até o dia 26 de julho, das 8h às 17h, na Escola João Florêncio (Praça Paulo Setúbal, 21, Centro). As aulas acontecerão em escolas da rede pública municipal, no período noturno, com uma turma no centro e outra no bairro que atingir maior demanda de matrículas. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3259-4844.

O Pró-Jovem Urbano destina-se a promover a inclusão social dos jovens brasileiros de 18 a 29 anos que, apesar de alfabetizados, não conseguiram concluir o ensino fundamental, buscando sua reinserção na escola e no mercado de trabalho, como foco do desenvolvimento humano e exercício efetivo da cidadania. Além da bolsa, condicionada à frequência nas aulas e à entrega dos trabalhos, os alunos que tem filhos com até sete anos poderão utilizar um espaço reservado para que as crianças possam ficar durante o período em que o responsável estuda – sempre com a supervisão de atendentes especializados.

A coordenadora municipal da Juventude, Carla Moura, lembrou que a adesão ao Pró-Jovem é um avanço importante. “Infelizmente, a cidade havia ficado fora do programa. As inscrições foram encerradas em 2012, sem que Tatuí fosse contemplada. Porém, através de intervenção junto ao Ministério da Educação, o município conseguiu ser incluído”, explicou.

As empresas que tenham funcionários que não concluíram o ensino fundamental também podem inscrever seus colaboradores. A Prefeitura fará campanhas setorizadas em empresas que costumam contratar mão de obra com baixa escolaridade. “Algumas empresas da cidade ainda têm funcionários sem o ensino fundamental completo e quando surge um edital interno para preenchimento de cargos melhores, com salários mais altos, esses funcionários não podem se beneficiar. Esse programa é um incentivo para essas pessoas”, argumentou o prefeito José Manoel Correa Coelho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário