sexta-feira, 7 de junho de 2013

Vacinação contra a poliomielite será realizada neste sábado em Tatuí

Tatuí participa neste sábado, 8, da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite. A mobilização terá 22 pontos fixos e três unidades volantes que ministrarão doses gratuitas da vacina, das 8h às 17h. A meta para o município é imunizar cerca de 6.721 crianças, 95% da população com idade entre seis meses e menores de cinco anos.

O último caso de poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, foi registrado no Brasil em 1989. O país recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de erradicação da doença em 1994.

A Vigilância Epidemiológica alerta, entretanto, que é preciso manter as crianças imunizadas e não relaxar diante da doença. A vacinação oral é extremamente importante para que se alcance a eliminação global da poliomielite. Já que, foi observado em países das Américas, baixa cobertura vacinal, fato que favorece a circulação de vírus que produziram casos de pólio.

O país espera vacinar 12,2 milhões de crianças até o dia 21 de junho data marcada para o encerramento da mobilização. Cerca de 350 mil pessoas estarão envolvidas na campanha e serão utilizados 42 mil veículos, entre terrestres, marítimos e fluviais, para alcançar todos os pontos do país. Os postos receberão um total de 19,4 milhões de doses orais da vacina. O investimento do ministério chega a R$ 32,3 milhões em repasse do Fundo Nacional de Saúde para os estados e municípios, sendo R$ 13,7 milhões para aquisição das vacinas.
O secretário municipal de Saúde, José Luiz Barusso, lembra que o público alvo da campanha da vacina oral são as crianças a partir de seis meses. “Isso porque as crianças menores já estão sendo imunizadas com a dose injetável - introduzida no calendário básico de vacinação no segundo semestre de 2012. Com a mudança, o Brasil está se preparando para utilizar apenas a versão injetável quando ocorrer a erradicação da doença do mundo”, explicou.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, alertou as mães para que aproveitem a ida ao posto de saúde para colocar o cartão de vacinação das crianças em dia. “É também uma chance de a família checar se o calendário de vacinas da criança até cinco anos de idade está em dia e, se não tiver, poder programar no posto de saúde qual o melhor dia para atualizar suas vacinas”, disse.

A divulgação da campanha em Tatuí aconteceu durante toda semana, com o carro de som percorrendo os barros da cidade e a visita especial do personagem Zé Gotinha em todas as creches da cidade, distribuindo cartazes e realizando brincadeiras com os alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário