quinta-feira, 27 de junho de 2013

Tatuí terá curso de metrologia através do Programa Via Rápida Emprego

Tatuí receberá em breve uma unidade móvel do Programa Via Rápida Emprego. A carreta totalmente equipada com laboratórios práticos estará, já a partir do próximo mês, estacionada na Avenida das Mangueiras, ao lado da Prefeitura. Nesta quarta-feira, 26, o secretário de Indústria, Desenvolvimento Econômico e Social, Ronaldo Mota, recebeu em seu gabinete o assistente técnico-administrativo do Centro Paula Souza, José Moreira Silva. A coordenadora da Etec Salles Gomes, Anny Cristina Rocha do Amaral, também esteve presente na reunião.

O primeiro curso oferecido será o de metrologia. Serão três turmas, com 20 vagas cada, nos períodos da manhã, tarde e noite. A duração total é de 100 horas/aula, divididas em cinco horas diárias. Os interessados deverão se cadastrar exclusivamente pelo site: www.viarapida.sp.gov.br. A prioridade é para candidatos que estejam desempregados, com maior idade, menor escolaridade, mulheres arrimo de família e pessoas com maiores obrigações familiares. Além de estudar, os alunos recebem bolsa-auxílio de R$ 210. Mais informações sobre o curso podem ser obtidas pelo telefone (15) 3205-2202 ou na Escola Técnica Salles Gomes.

O curso de metrologia capacita o profissional para atuar na indústria metal-mecânica, em funções que exijam a correta utilização de instrumentos de medição como escalas, paquímetros e micrômetros. Para participar do curso é necessário ter concluído o ensino fundamental. “Trata-se de uma importante ferramenta de capacitação e inserção no mercado de trabalho. Tatuí vem crescendo decisivamente no panorama industrial e precisa ter gente capacitada e apta para atender a demanda de mão de obra”, explicou Mota.

O Via Rápida Emprego é um programa do Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, que oferece cursos básicos, de curta duração, para qualificação profissional de acordo com as demandas regionais. O objetivo é capacitar gratuitamente a população que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho ou que deseja ter seu próprio negócio.

Em março, o prefeito José Manoel Correa Coelho participou de uma audiência no Centro Paula Souza, onde foi recepcionado pela diretora superintendente da instituição, Laura Laganá. Na pauta de reivindicações, o pedido de adesão ao Via Rápida. Outros cursos, vinculados também ao Fundo Social de Solidariedade, já foram solicitados como panificação, confecção e o de imagem pessoal – que inclui formação de cabeleireiro, manicure, pedicuro e maquiagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário