quinta-feira, 20 de junho de 2013

Tatuí deverá ter Gabinete de Gestão Integrada

Visando o combate à criminalidade, foi realizada a primeira reunião preparatória para criação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, no Paço Municipal, na quinta-feira, 13, sob a coordenação do vice-prefeito e secretário de Governo, Segurança Pública e Transportes, Vicente Menezes.

O principal objetivo do Gabinete é integrar as esferas municipal, estadual e federal, através de suas forças policiais atuando na fiscalização e gestão administrativa, além de promover a prevenção e a repressão da violência no município. Outra função importante será a coleta e análise de dados estatísticos, que permitiria estudos mais amplos sobre as práticas infracionais e fornecer subsídios para ações unificadas. Segundo Vicente, será possível ainda a padronização dos procedimentos das corporações envolvidas. Outra atribuição seria a proposição de decretos e leis pertinentes à segurança pública.

Estiveram presentes à reunião o capitão Cleber Vieira Pinto e o capitão Lincoln Estanagel de Barros, ambos da Policia Militar, o Capitão Miguel Ângelo de Campos, do Corpo de Bombeiros, o delegado Alexandre Andreucci, da Polícia Civil, o tenente José Carlos Ferraz Fiuza, comandante Guarda Civil Municipal, o advogado Eleodoro Alves de Camargo Filho, presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Tatuí, Roque Bráulio Correa Antunes, presidente do Conseg (Conselho de Segurança), e Luiz dos Santos Neto, presidente do Conselho Tutelar.

O grupo de trabalho se reunirá toda segunda terça-feira de cada mês, na Prefeitura. O próximo encontro, previsto para o dia 10 de julho, terá novas adesões com representantes do Poder Judiciário e da Polícia Federal. Na manhã desta quinta, 20, o vice-prefeito de Tatuí esteve na sede da Polícia Federal em Sorocaba, em audiência com o delegado regional Vinicius Loque Sobreira, que garantiu apoio à iniciativa. “O próximo passo para efetivação do Gabinete será a edição de um decreto com a nomeação dos representantes de cada entidade. A partir dai pretendemos efetivar diversos programas preventivos. Vale lembrar que o Ministério da Justiça cria um ranking das cidades que investem em ações de combate à criminalidade e distribui recurso aos municípios mais efetivos”, finalizou Menezes, lembrando que o Gabinete de Gestão Integrada Municipal terá uma sala própria, na nova sede da Guarda Civil Municipal que será deslocada para o do antigo Tiro de Guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário