terça-feira, 4 de junho de 2013

Recital de piano é atração gratuita nesta sexta-feira, dia 7

Alunos do curso de aperfeiçoamento apresentam-se pela série Jovens Solistas no 'Procópio Ferreira'

Alunos do curso de aperfeiçoamento em piano do Conservatório de Tatuí apresentam-se nesta sexta-feira, dia 7, às 20h30, Teatro Procópio Ferreira, com coordenação de Cristiane Bloes. Participam do recital os pianistas Ana Cristina Suconic, Delaine Ferreira, Diego Guedes, Mariana Virgilli Domingues e Rebeca Rodrigues da Cruz, sob orientação das professoras Míriam Braga e Zoraide Mazzulli Nunes.

O recital integra a Série Jovens Solistas, iniciada em 2012 com o objetivo principal de proporcionar aos alunos a experiência de poder atuar como artistas, ou seja, colocar em prática todo o processo de estruturação da performance musical que vem sido desenvolvido em sala de aula.

O programa é formado por composições de Villa-Lobos (A Lenda do Caboclo), Camargo Guarnieri (Dança Negra), E. Krieger (Sonatina), F. Chopin (Estudo op. 25 nº 1 e Polonaise Militar op. 40 nº 1), F. Schubert (Sonata em Do Menor Op 42 – Moderato e “Improviso op. 90 nº 4), F. Liszt (Reve d’Amour), F. Mendelssohn (Variações Sérias), Alberto Nepomuceno (Noturno op. 10), Francisco Mignone (2ª Valsa de Esquina) e M. Nobre (Frevo).
Segundo a coordenadora do evento, os alunos dedicaram-se aos ensaios e o repertório diversificado “conta com obras de vários períodos da história da literatura pianística”. “Embora pareça ser um acontecimento altamente individual, a execução musical é uma forma de se comunicar com as pessoas. É ter o prazer de dividir a música com outras pessoas. E aquele pianista, que remete a figura de um ser tão solitário transforma-se, durante sua atuação, num grande comunicador. Parece simples, mas na realidade esse momento que parece passar tão rápido, exige uma série de preparações técnicas, interpretativas, psicológicas e emocionais”, afirmou ela.

Os integrantes do recital são alunos do Curso de Aperfeiçoamento em Piano que, reformulado no início de 2013, está estruturado em dois semestres. O curso visa a oferecer aos alunos uma especialização em determinadas áreas musicais direcionando e focando o aperfeiçoamento no instrumento por meio do estudo de um conteúdo programático temático. As especialidades são: recitalista (estudo e execução de obras do repertório do instrumento), oferecendo as opções de Repertório Clássico, Repertório Romântico, Repertório do Século XX/XXI e Repertório Brasileiro; solista (estudo e execução de concertos para piano e orquestra e/ou transcrição para outro grupo sinfônico); ou camerista (estudo e execução de obras camerísticas com instrumento e/ou canto) – em parceria com a Área de Música de Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário