domingo, 2 de junho de 2013

Projeto faz a inclusão digital de idosos em Tatuí

O acesso de pessoas com mais de 50 anos em uma sala de informática está cada vez mais comum. Em Tatuí, aproximadamente 180 alunos estão inscritos em um projeto de inclusão digital para a terceira idade. O projeto é desenvolvido pelo Fundo Social da Solidariedade do município. De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios, o PNAD, o total de brasileiros conectados aumentou em 222% entre 2005 e 2011.

Para a aposentada Georgia Ribeiro, o uso do computador a aproxima da filha que mora noa Estados Unidos. “ Eu consigo ver e conversar com ela. Além de contarmos o que nós duas estamos vivendo. Conseguimos ficar por dentro da vida uma da outra”, conta. Segundo outra aposentada, Eduwiges Carriel, o uso do computador e da internet se tornou indispensável. “Eu vou fuçando as coisas que eu não conheço e o que eu tenho dúvidas pergunto para o meu neto. O computador é algo muito especial”, afirma. Para Maria do Rosário a experiência com o computador a faz lembrar de sua infância. Ela aprendeu a usar novas técnicas para colorir um desenhos através do monitor. “É como voltar ao passado. Antes a gente brincava com bonecas de pano agora a gente brinca em uma máquina”, conta animada.

Segundo o professor de informática Cléber Galvão, “muitos chegam com medo de não saber mexer na máquina e de quebrar. Eu sempre falo para eles que o computador não vai pular da mesa”, diz sorrindo. De acordo com a coordenadora do projeto, Gisele dos Santos Miranda, a iniciativa tem como objetivo ensinar aos idosos noções básicas de manuseios de equipamentos eletrônicos e até mesmo de caixas automáticos. “Nós selecionamos os principais pontos de interesse dos idosos para fazê-los se sentir por dentro das atividades eletrônicas que se tornaram comum”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário