quinta-feira, 6 de junho de 2013

Programação comemorativa ao Dia do Meio Ambiente segue até sábado, em Tatuí

Foco da ação é o descarte adequado de óleo de cozinha

A Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente e Agricultura preparou uma programação recheada de atrações, com foco na conscientização ambiental e proteção aos recursos naturais. As ações seguem até o próximo sábado, 8, com a atividade “Salvando o Planeta”, que terá como meta recolher óleo de cozinha usado, distribuição de barras de sabão ecológico e mudas nativas florestais. As atrações serão realizadas das 10h às 15h, na Praça da Matriz.

As atrações começaram na segunda-feira, 3, com uma palestra sobre reciclagem na escola “Terezinha Vieira de Camargo Barros”. Na terça-feira, 4, o destaque foi o Programa Meio Ambiente nas Empresas, que esteve, no Poupatempo de Tatuí, recolhendo óleo de cozinha e distribuindo sabões demonstrativos. Na quarta, 5, foi a vez da Gincana Caça Embalagem, realizada na escola “Tomás Borges”, que levou o conceito da separação do lixo e da reciclagem aos estudantes. Nesta quinta, 6, a coleta de óleo de cozinha chega à BRF (Brasil Foods). Ocasião onde também serão recolhidas pilhas e baterias.
Na sexta, 7, a equipe do Departamento do Meio Ambiente participa do Encontro Verde da Região, em Itapeva. “Esse ano, nossas atrações foram focadas na conscientização da importância da coleta do óleo de cozinha, levada a públicos alvos distintos que são fundamentais tanto na arrecadação como na disseminação da ideia e do conceito”, explicou o diretor do Meio Ambiente, José Vicente Alamino Moura.

O prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, lembrou que a cidade passou a protagonista no setor de meio ambiente, com o assento na presidência da Fundação Agência de Bacias Hidrográficas do Rio Sorocaba e Médio Tietê. Também destacou as ações emergenciais para conclusão da usina de reciclagem de resíduos de construção civil, que vem sendo realizadas pela Prefeitura de Tatuí, com a conclusão da rede elétrica para funcionamento do maquinário. “Este ano, Tatuí vai entrar de maneira decisiva na coleta seletiva, seja na estruturação do próprio recolhimento dos lixos domésticos recicláveis, seja na organização da associação de coletores”, comentou.

Também está programado para a próxima semana o descarte ecologicamente correto de mais de 6 mil lâmpadas fluorescentes e comuns que são fruto de um programa continuado, mantido pelo município. Tatuí tem hoje cinco pontos fixos de coletas de lâmpadas: Fundação “Gualter Nunes” – Escola de Enfermagem, Fatec, Corpo de Bombeiros, Posto da Guarda Municipal do Distrito de Americana e PAT/Procon. A conscientização e mobilização da população são fundamentais a fim de evitar a contaminação do solo e lençol freático, já que as lâmpadas possuem metal pesado em sua composição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário