segunda-feira, 17 de junho de 2013

Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí faz concerto na noite de quarta-feira, 19

Seguem até o próximo sábado, 22, as apresentações da II Semana de Música de Câmara e Prática do Conjunto do Conservatório de Tatuí – instituição do Governo de São Paulo e da Secretaria de Estado da Cultura. Os destaques da quarta-feira, 19, são as Cameratas de Violões e a Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí.

Às 10h30, apresentam-se no Salão da Unidade 2 (Rua São Bento, 808), o Ensemble de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí, coordenado pelo professor João Guilherme Figueiredo, e o Coro de Câmara do Conservatório de Tatuí, dirigido pelo professor Marcos Baldini.

O concerto do Ensemble de Performance Histórica traz obras de Arcangelo Corelli e Antonio Vivaldi. Já o Coro de Câmara do Conservatório de Tatuí, que apresenta-se com acompanhamento do pianista Everton Cardoso, traz, entre outras, obras de Antonio Vaz, György Orbán e Wolfgang Amadeus Mozart.

A série de apresentações tem sequência às 19h, no mesmo local, com quatro grupos de violões. As Cameratas Juvenis e Jovem do Conservatório de Tatuí são coordenadas pela professora Márcia Braga e apresentam repertório com músicas de Antonio Vivaldi eAndriano Banchieri.

O teatro “Procópio Ferreira” recebe, a partir das 20h30, concerto da Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí, sob regência de Juliano de Arruda Campos. Formada por 50 alunos das áreas de cordas, piano, sopros e percussão, a orquestra apresenta repertório sinfônico, com destaque especial para alunos solistas. A obra “Concerto n. 1 Violoncelo em Dó Maior”, de J. Haydn, terá solos de Renato Ferreira. Do mesmo compositor, as Brás “Concerto para Violino em Sol Maior” e “Concerto para Piano em Ré Maior” contarão, respectivamente, com solos de Gilberto Ceranto Junior e Giovana Ceranto.

Dentre as várias apresentações de grupos de música de câmara – duos, trios ou mesmo formações maiores criadas pelos próprios alunos como parte obrigatória da disciplina -, estão os grupos pedagógicos. Ao longo da semana, 15 grupos pedagógicos apresentam os mais variados espetáculos.

Os grupos pedagógicos apresentam-se durante a Semana de Música de Câmara e Prática de Conjunto, como forma de demonstrar publicamente os resultados do aprendizado. São, ao todo, 180 apresentações que envolvem cerca de 730 alunos e 39 professores, coordenados por Míriam Braga e Max Ferreira. Todos os eventos têm entrada franca e acontecem em dois locais na sede principal do Conservatório de Tatuí – no Teatro Procópio Ferreira e Salão Villa-Lobos, à rua São Bento, 415 – e na Unidade 2 – à rua São Bento, 808. Tanto a Música de Câmara quanto a Prática de Conjunto são disciplinas obrigatórias na grade curricular dos cursos oferecidos pelo Conservatório de Tatuí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário