segunda-feira, 10 de junho de 2013

Laboratório Municipal de Tatuí inicia intercâmbio com Hospital Beneficência Portuguesa

Tatuí contabiliza mais um avanço no setor de saúde. Trata-se do intercâmbio com uma das mais importantes instituições de saúde da América Latina. A partir de maio, o Laboratório Municipal e o Hospital Beneficência Portuguesa, unidade de Campinas, realizam trabalho integrado de troca de informações e experiências entre seus profissionais, que agora utilizam metodologias e equipamentos comuns de última geração.

As técnicas do setor de microbiologia de Tatuí, Jociane Fernandes, Karen Barbosa e Sueli Pereira estiveram no mês passado participando da primeira visita técnica ao centro hospitalar.

Atualmente, o Laboratório Municipal conta com tecnologias avançadas nos setores de bioquímica e microbiologia - trabalhando com equipamentos como o Vitros 350 (Química Seca) e Vitek Compact II, utilizados também em hospitais como Albert Einsten, HCor, Santa Joana, além de 23 centros de saúde pública espalhados pela capital paulista e interior, dos Hospitais da Unicamp e da Unesp, além de unidades de Curitiba, Porto Alegre e Belo Horizonte.

A VITEK COMPACT II realiza atualmente pesquisa para Streptococcus B, incluindo a prova de susceptibilidade aos antibióticos. “Essa bactéria que pode causar meningite, pneumonia, osteomielite. Quadro que pode ser fatal em bebês prematuros. O exame laboratorial até 48 horas antes do parto normal elimina esse risco”, explica o secretário municipal de Saúde, José Luiz Barusso.

Só no mês de abril, o Laboratório Municipal de Análises Clínicas de Tatuí realizou 21.115 exames laboratoriais atendendo as unidades básicas de saúde do São Cristóvão, CDHU, Santa Cruz, Rosa Garcia, Vila Esperança, Dr. Laurindo, Valinhos, Jardim Gonzaga, Vila Angélica, Enxovia, Congonhal, Americana, Mirandas e centro, além das cidades de Cerquilho e Boituva. “Com a obtenção de novas tecnologias, o laboratório teria a capacidade de realizar em torno de 30 mil exames por mês, oferecendo resultados precisos em até 24 horas”, explica a farmacêutica e bioquímica, responsável pelo Laboratório, Adriana Verônica da Cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário