quarta-feira, 19 de junho de 2013

Instrumentista peruano conclui curso de percussão no Conservatório

O instrumentista peruano Ítalo Bracamonte faz apresentação de conclusão de curso de percussão sinfônica no Conservatório de Tatuí. O término de quatro anos de estudos será marcado por recital às 20h30 da quinta-feira, 27, no Teatro Procópio Ferreira.

Sob coordenação de Luis Marcos Caldana, vai apresentar obras de James Tenney (Having Never Written a Note for Percussion), Fúlvio Ferrari (Encantamento), Elliott Carter (March), Vic Firth (Solo Impressions), K. Abe (Wid Sketches), Guy G. Gauthreaux II (American Suite), J.S. Bach (Sonata Nº 1) e Rickey Tagawa (Inspirations Diabolique).

Italo Bracamonte iniciou seus estudos musicais em 2005, com Juan Chavez, atual professor da PUCP (Lima, Peru). Em 2006, passou a integrar a Banda Sinfônica da Universidade Ricardo Palma e a Academia de Jazz “JazJaus”, onde teve aulas de bateria de big band e combo com os professores Angel Irujo, Joscha Oetz e Hugo Ortiz. Foi integrante da “Li-Bop Big Band Jovem” de 2006 a 2008. Em 2007, passou a integrar a Big Band Profissional de Jazz House. Em 2009, muda-se para o Brasil para dar continuidade a seus estudos em percussão sinfônica no Conservatório de Tatuí, onde integrou o Grupo de Percussão Sinfônica e a Banda Sinfônica.

O curso de percussão foi fundado no Conservatório de Tatuí na década de 70 e é um dos mais tradicionais implantados no país. Ele tem por objetivo oferecer ao aluno um amplo conhecimento de todos os instrumentos que formam a família da percussão em seus dois gêneros distintos: clássico e popular. Além disso, durante a duração do curso – 14 semestres – é esperado que o aluno, ao concluí-lo, esteja preparado para enfrentar o mercado de trabalho profissional. Isso implica em ingressar numa universidade ou atuar profissionalmente em orquestras, bandas sinfônicas e trabalhos independentes como coordenação de cursos e aulas.

A família da percussão sinfônica, o curso envolve os grupos de “membranas” (tímpanos, tambores, bateria etc), “teclados” (marimba, vibrafone, xilofone, bells) e os mais variados acessórios (triângulo, agogo, entre outros). A área também conta com os Grupos de Percussão e Grupo de Percussão Jovem do Conservatório de Tatuí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário