quarta-feira, 19 de junho de 2013

Documentário sobre Jaime Pinheiro será exibido em Tatuí no dia 27

CINEMA - 'Pé Vermeio – Um Homem Feito de Paixão Pela Sua Terra”, um documentário sobre vida e obra de Jaime Pinheiro, um dos artistas mais respeitados do interior de São Paulo, foi exibido no último sábado, 15, na Mostra de Vídeo Documental realizada na Oficina Cultural “Grande Otelo”, em Sorocaba, e será exibido em Tatuí no próximo dia 27, às 19h30, no Museu Histórico Paulo Setúbal, como uma das atrações da abertura da Exposição Arte e Cinema pelos Pôsteres, realizada em parceria com o MIS (Museu da Imagem e do Som). A entrada é franca.

O filme conta a história de Jaime Pinheiro a partir de depoimentos do próprio artista e de relatos de personalidades como o ator e diretor de teatro Carlos Ribeiro, a poetisa Cristina Siqueira, o jornalista e escritor Ivan Camargo e do também artista plástico Mingo Jacob. “O documentário reconta alguns momentos deste homem, que tem pensamentos oníricos e faz da terra a sua raiz. Um excelente trabalho dos alunos de Tatuí que puderam ao mesmo tempo retratar uma personalidade do município associada à cultura e à história da cidade”, explica Viega.

Jaime Pinheiro se sentiu feliz com a homenagem e também com a abordagem escolhida. “O pé no chão é a melhor coisa que tem no mundo, mostra que eu posso pisar no meu chão e que eu faço parte dele”, comentou em uma das aparições da produção. [foto: Evandro Ananias/Prefeitura de Tatuí]

Oficina Cultural “Grande Otelo”, em Sorocaba. O trabalho faz parte da Oficina de Vídeo Documental realizada em Tatuí, por meio de parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado, através do Programa Arte e Cultura – é Hora de Documentar. As aulas começaram em maio e, durante dois meses, os alunos Rodrigo Camargo, Giorge de Santi, Fernando Foster, Willian Lima, Tobias Alvez Ramos, Rafaele Breves, Hevelyn Souza, Julierme Brito, Keila Brito, Camila Christini e Pedro Henrique de Campos puderam conhecer um pouco mais de conceitos e técnicas do chamado vídeo documental. A coordenação esteve a cargo do jornalista e publicitário Adriano Roberto Viega.

Um dos destaques da oficina em Tatuí, segundo o próprio orientador, foi a experiência dos alunos, como é o caso de Rafaele Breles, que elogiou a iniciativa. “Construímos uma equipe preparada, com profissionais já envolvidos com a área. Nesse contexto, um dos pontos fortes foi o intercâmbio e a troca de experiências entre os alunos. Conseguimos construir um bom roteiro e um belo trabalho que foi muito elogiado e aplaudido nesse encontro que reuniu vídeos de 11 municípios da região”, argumentou a jornalista, que representou o grupo tatuiano ao lado de Pedro Henrique de Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário