quinta-feira, 6 de junho de 2013

Conservatório de Tatuí dá o tom musical neste sábado, no centro da cidade

Jazz Combo faz show às 11h, na Praça da Matriz; Grupo de Performance, ao meio-dia, no Museu Paulo Setúbal - Grupos do Conservatório de Tatuí dão o tom musical na manhã deste sábado, 8, no centro da cidade. Duas apresentações, programadas para as 11h  e meio-dia, serão realizadas respectivamente na Praça da Matriz e no Museu Histórico Paulo Setúbal, ambas gratuitas.

Na Praça da Matriz, a atração é a Jazz Combo do Conservatório de Tatuí, grupo coordenado pelo flautista Paulo Flores. O show tem início às 11h e traz professores e alunos da instituição apresentando músicas como “Brejeiro”, “Odeon”, “Apanhei-te Cavaquinho” e “Nenê” (de Ernesto Nazareth) e “Rosa”, “Um a Zero”, “Concerto pra Bateria”, “Naquele Tempo”, “Gorgulho”, “Seu Lourenço no Vinho” e “Pagão” (de Pixinguinha), entre outras. Todas as músicas foram especialmente arranjadas por Flores. Esta é a primeira apresentação do ano deste grupo na Praça da Matriz, dentro do projeto denominado “Música na Praça”, desenvolvido pela prefeitura.

Logo após a apresentação da Jazz Combo, ao meio-dia, no Museu Histórico Paulo Setúbal (Praça Manoel Guedes, 98)., acontece apresentação do Grupo de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí.
A Jazz Combo do Conservatório de Tatuí tem, a partir de uma formação não convencional, a missão de pesquisar repertório, estudar, resgatar, praticar e divulgar a música instrumental e de improvisação. Criada em 1992, une alunos e professores do curso de MPB&Jazz em torno do resgate da história da música brasileira em formações diferenciadas. É um dos onze grupos pedagógico-artísticos da instituição e promove anualmente dezenas de apresentações em Tatuí e outros municípios do Estado de São Paulo.

Coordenado por Selma Marino, o grupo é formado por José Olmiro Borges (flauta doce, viola da gamba), José Carlos Pires (flauta doce), Liliana Taboada Roa (flauta doce, percussão), Normann Erick Fernandez Luna (flauta doce), Selma Marino (flauta doce, saltério) e Gustavo Angelo Dias (cravo, percussão). A formação tem por objetivo a interpretação e a divulgação do repertório dos séculos XVI ao XVIII. É formado por professores e alunos bolsistas de nível avançado e conta também com a participação de músicos convidados conforme o programa a ser apresentado.

O grupo pretende resgatar e transmitir não apenas a música, mas a própria visão de mundo do Renascimento e do Barroco. Para tal, o grupo busca a maneira mais aproximada ao ideal sonoro da época e utiliza, em suas apresentações, réplicas dos instrumentos utilizados naqueles períodos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário