sexta-feira, 7 de junho de 2013

Conservatório de Tatuí abre inscrições para festival de música instrumental brasileira

20º Festival de MPB - Painel Instrumental oferece 150 vagas para aulas práticas no período de 21 a 26 de julho; shows terão nomes consagrados internacionalmente

Estão abertas as inscrições ao 20º Festival de MPB – Painel Instrumental, evento voltado à música instrumental brasileira e realizado pelo Conservatório de Tatuí, instituição da Secretaria de Estado da Cultura e do Governo de São Paulo. Aprovado pelo Pronac (Programa Nacional de Apoio à Cultura) e patrocinado pela CCR SPVias, o festival será realizado no período de 21 a 26 de julho, em Tatuí (SP).

O evento é formado por aulas técnicas e shows. Enquanto os shows são abertos a qualquer interessado, as aulas técnicas são voltadas a 150 alunos bolsistas e ouvintes, que serão selecionados por uma comissão. As inscrições para quem deseja participar do festival como aluno – bolsista ou ouvinte – já estão abertas e podem ser feitas gratuitamente no site conservatoriodetatui.org.br/painelinstrumental.

As aulas práticas e workshops estão condicionadas a inscrições e aprovação em seleção. Os interessados podem se candidatar a duas categorias de participação: aluno ouvinte ou aluno bolsista. No total, serão selecionados 150 participantes, sendo 59 alunos bolsistas e 91 alunos ouvintes.
Aos bolsistas, serão oferecidas prática de conjunto e oficinas de arranjo, piano, bateria, guitarra, baixo elétrico, percussão, trompete, trombone, saxofone e violão. Para se candidatar à vaga de aluno bolsista, é necessário preencher ficha de inscrição e enviá-la pelo correio ou entregá-la pessoalmente, acompanhada de currículo, CD com música executada pelo próprio candidato ou grade de um arranjo realizado pelo candidato. O prazo para efetuar inscrição termina no dia 25 de junho e a lista dos aprovados deverá ser divulgada a partir do dia 28 de junho. Os bolsistas aprovados pela comissão organizadora terão livre acesso a todas as atividades e shows, além de estadia no alojamento da instituição e alimentação.

Os alunos ouvintes aprovados terão acesso aos workshops e shows diários gratuitamente. Para concorrer a uma vaga é necessário preencher até o dia 12 de julho ficha de inscrição no site conservatoriodetatui.org.br/painelinstrumental. Os candidatos aprovados para participar como ouvintes serão divulgados a partir do dia 15 de julho, no mesmo site.

Para a coordenadora do festival, a oportunidade de participar de aulas técnicas ministradas por grandes nomes da MPB Instrumental é enriquecedora, tanto quanto as atividades práticas reservadas aos bolsistas. “Os bolsistas integram oficinas exclusivas e foram big bands que, inclusive, apresentará resultados no evento”, disse Érica Masson.

Além das aulas técnicas, o festival envolve shows diários. Entre os nomes já confirmados estão os da Banda Mantiqueira, que recebe o violonista Guinga; e o de Lupa Santiago. Outra atração é a denominada “Vitrine”, na qual grupos de artistas talentosos e ainda desconhecidos fazem shows gratuitos, no hall de entrada do Teatro Procópio Ferreira, antes dos shows principais.

O festival de música instrumental brasileira é organizado pelo Conservatório de Tatuí, instituição reconhecida pela formação na área de MPB&Jazz e respeitada pela qualidade de ensino oferecida.

Corpo Docente

O corpo docente do festival, já definido pela coordenadora Érica Masson, é formado por nomes consagrados internacionalmente. Integram a equipe de professores os instrumentistas Arismar do Espírito Santo (que ministra aulas de Contrabaixo e Prática de Conjunto); Gileno Santana (Trompete e Prática de Conjunto); Heraldo do Monte (Guitarra e Prática de Conjunto); Jether Garotti Junior (Piano e Arranjo); Lula Galvão (Violão); Rafael Barata (Bateria e Prática de Conjunto); Renato Martins (Percussão); Rodrigo Ursaia (Saxofone e Prática de Big Band); e Sidnei Borgani (Trombone).

Sobre o Festival

O Painel Instrumental é uma das três ações do Festival de MPB do Conservatório de Tatuí. O evento é realizado anualmente desde 2010 e reúne atividades pedagógicas e artísticas voltadas a qualquer interessado. São oferecidas oficinas, workshops e shows, além de possibilidade de difusão de novos trabalhos, tendo como professores artistas consagrados em da MPB instrumental.

O festival de música instrumental é aguardado por oferecer diferentes possibilidades aos inscritos. Uma delas é a chance de integrar uma série de oficinas exclusivas para os que são aprovados em testes para esse fim. A partir das oficinas, são formadas big bands, e as aulas serão ministradas por especialistas de destaque no meio artístico e/ou acadêmico nacional ou internacional. As apresentações, como concertos e recitais, são abertas ao público em geral.

O evento tem como objetivos incentivar a prática de música instrumental brasileira; divulgar a música instrumental brasileira; promover o intercâmbio de informações entre participantes; e incentivar novos talentos da música instrumental brasileira.

Neste ano de 2013, o Painel Instrumental é aprovado pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), com patrocínio de duas grandes empresas de destaque nacional, sendo uma delas a CCR SPVias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário