terça-feira, 11 de junho de 2013

Burti encerra Semana Acadêmica em Tatuí

“Buscar a auto realização é fundamental para alcançar a liberdade.” “Para ter sucesso, é preciso projetar as vidas pessoal e profissional dentro de princípios e valores éticos, ser responsável, assumir compromissos, traçar objetivos.” “Cometer erros é da natureza humana.” “Quem não antecipar o futuro e trazê-lo para o presente, perde o direito de beneficiar-se dele.”

Com estes conceitos nada ortodoxos e diante de uma plateia de 200 alunos, professores, empresários e lideranças locais, o presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE-SP, Alencar Burti, encerrou a 1ª Semana Acadêmica de Administração da Faculdade Ideal Paulista, em Tatuí, região de Sorocaba, na última sexta-feira, 7/6.

Para a diretora geral da instituição de ensino, professora Cristiane Fernandes, a palestra do presidente do SEBRAE-SP fechou “com chave de ouro” o evento que tratou do tema Gestão do Conhecimento em múltiplas Oportunidades de Negócios. “Passaram por aqui inúmeros especialistas que mostraram informações e tendências do mundo corporativo. A exposição do sr. Alencar Burti mostrou que para se tornarem conhecimento aplicado, estes dados precisam estar em sintonia com valores éticos essenciais para o relacionamento humano.”
“Num momento em que especialistas estão debatendo o impacto do Índice de Felicidade no sucesso de uma organização, Alencar nos trouxe uma grande lição aprendida em 65 anos de trajetória profissional e empresarial: o amor é a base para se construir um empreendimento de sucesso perene”, completou a presidente a Associação Comercial de Tatuí, Lúcia Favorito.

Num formato de talk show, a apresentação teve participação de alunos e professores que debateram com Burti as principais oportunidades de negócios e os entraves mais comuns para tornar estas oportunidades em empresas bem sucedidas.

Para o presidente do SEBRAE-SP, a burocracia é a grande vilã do setor produtivo, impactando significativamente na competitividade das empresas brasileiras. “É pior que a carga tributária; é preciso que a sociedade se organize de forma mais inteligente que a burocracia.” E isto só será possível com atuação conjunta, que alia conhecimento, experiências, determinação, sensibilizando nossos formuladores e executores de políticas públicas sobre os melhores caminhos para gerar empregos e renda. 

Para ele este cenário se tornará realidade “à medida que o brasileiro deixar de ser transferidor de problemas e buscar, juntos, construir uma nova realidade.”

Para o graduando em Administração, Anderson Rodrigues, a palestra de Alencar Burti, seguido do debate, “foi uma grande oportunidade de conhecer os caminhos do empreendedorismo. Saímos daqui com uma visão mais global do que nos espera lá fora.”

E para os que desejam abrir uma empresa, o presidente do SEBRAE-SP deixou o seguinte recado: “Traga o sonho para a realidade. Veja o que realmente você gosta – não vale o que o pai, a mãe, o amigo, o marido, a esposa gostem. Busque informações sobre o negócio e o mercado; mapeie as oportunidades e os desafios; planeje; dedique-se. Não inveje quem tem sucesso, aprenda com ele. E insista na realização do seu sonho; a conquista é diária.”

Segundo ele, parte destes passos pode ser dados com apoio do SEBRAE-SP, um grande incentivador das pequenas empresas. “Lá vocês encontram uma equipe que vai ajudá-los a evitar o excesso de erros. Desta forma, com planejamento alicerçado no conhecimento, no amor pelo que faz, e no trabalho, a aventura passa a ser uma conquista.”

E encerrou com agradecimento e um resumo do que foi debatido ao longo de mais de duas horas: “vocês têm a oportunidade única de viver uma época e estar num lugar de convivência com pessoas empreendedoras. Porque o mundo precisa de pessoas comprometidas com o conhecimento que se aplica à realização dos sonhos, com o empreender. Aproveitem.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário