quarta-feira, 19 de junho de 2013

Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí recebe solistas em programa com estreia mundial

A Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí recebe dois solistas no próximo concerto, agendado para a quarta-feira, dia 26. A apresentação será às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira (rua São Bento, 415), sob regência de Dario Sotelo. O concerto terá como convidados especiais o flautista Anselmo Pereira e a pianista Cristiane Bloes.

Outro destaque do concerto, além dos solistas, é a composição “Animalia Suite”, de Edson Beltrami, que terá sua primeira audição mundial. Dividida em cinco movimentos, a suite sinfônica mostra as impressões do compositor sobre animais em seus mundos - como o segundo movimento “Um Dia no Deserto", animais que vivem dentro da areia e que saem quando a temperatura lhes permite, ou o terceiro movimento "Peixes, Baleias e Tubarões", a vida submarina. Ele mostra os contrastes e convivência das "Borboletas e Elefantes", primeiro movimento, e dos "Pássaros e Leões", quarto movimento, terminando com o ser humano. “Com esta obra-prima, Beltrami leva nossa imaginação a conteúdos fortemente impressionistas e surreais, lindamente orquestrada”, diz o maestro Dario Sotelo, a quem a obra foi dedicada.

O programa traz ainda do compositor francês Georges Bizet a famosa Fantasia sobre o tema da Ópera Carmen (com solos de flauta); uma composição do premiado Edmundo Villani-Côrtes, o Concerto nº 3 para Piano e Banda - A Terceira Visão, com solos de piano.
“A ‘Ópera Carmen’ é uma das obras que mais inspiraram compositores e arranjadores a escreverem ‘fantasias’ sobre seus lindos temas. Em geral as fantasias tomam como base as ideias musicais como material para variações ou desenvolvimentos musicais, e que na maior parte das vezes é para um instrumento solista, explorando sua potencialidade técnico-musical virtuosística”, explicou Sotelo.

Já o “Concerto nº 3 para Piano” foi composta por Villani-Côrtes em um dos festivais de férias no Conservatório de Tatuí, há 20 anos, quando o maestro hospedou-se na cidade como professor de composição e orquestração. “A obra foi escrita originalmente para piano e banda sinfônica, sendo depois reorquestrada para orquestra. É subintitulada ‘A Terceira Visão’ e grande parte do material básico está em uma escala ascendente, explícita no segundo movimento”, diz Sotelo.

Segundo o compositor Villani-Côrtes, ele encontrou um amigo que lhe mostrava o que era a filosofia oriental da "Iluminação" e como os místicos atingiam o "Nirvana". Ficando impressionado com as ideias, compôs o concerto para piano e banda.

Os dois solistas do concerto têm grande ligação com o Conservatório de Tatuí. Além de terem se formado na instituição, atuam profissionalmente na escola de música: Cristiane Bloes é coordenadora da Área de Piano e Anselmo Pereira, professor de flauta. Ambos são, também, professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário