quarta-feira, 5 de junho de 2013

Andarilho atropelado aguarda transferência para fazer cirurgia

Funcionários do Beneficência Hospitalar de Cesário Lange (SP) estão mobilizados para tentar ajudar um andarilho que está internado na unidade há aproximadamente 40 dias. O homem foi atropelado e sofreu fraturas, mas sem identidade e sem saber informar quem é, ele não consegue vaga em um hospital que tenha condições de fazer a cirurgia da qual ele precisa para se recuperar. De acordo com o hospital, o homem foi atropelado em 26 de abril e fraturou a tíbia da perna direita. A tíbia é o osso que fica abaixo do joelho, da perna direita. O procedimento é mais complexo e a unidade médica de Cesário Lange não tem condições de realizá-lo, por isso, já foi pedida a transferência.

Enquanto aguarda uma vaga, o paciente não pode se levantar da cama. Com isso, teve complicações e agora corre o risco de contrair uma infecção hospitalar devido a uma ferida que se formou na região lombar. A situação dele revoltou e mobilizou os funcionários que até mesmo levaram o caso ao Ministério Público.A denúncia foi feita pela enfermeira Cristiane Aparecida Arruda Machado. Indignada, ela quer que a situação seja resolvida na Justiça. Segundo a funcionária, vários pedidos de transferência foram feitos para a Central de Regulação de Vagas do estado de São Paulo. Nos dois hospitais disponíveis, em Tatuí e Sorocaba (SP), nenhum médico quis atender o caso. "Eu acho que isso está acontecendo porque ele é um desconhecido", comenta.
A assistente social Luíza Antunes da Silva Hellmeister faz o acompanhamento do caso e tentar identificar o paciente. Ela espera que com a identificação do homem seja mais fácil algum hospital realizar a cirurgia. "Com a identificação, conseguiremos ter um Cartão do Sistema Único de Sáude (SUS) para ele, ter o CPF, enfim, saber quem ele é", comenta.

De acordo com o diretor clínico da Santa Casa, Orley Alceu, a falta de transferência é um problema enfrentado rotineiramente na região. Segundo o especialista, esse não é o primeiro paciente que não consegue transferência. “Na semana passada um homem morreu porque não conseguiu transferência. Ele teve um infarto e ficou aqui aguardando sem levado para outro hospital. No caso desse rapaz, não sei se é a falta de identidade dele que está prejudicando a transferência. Não sei se é por isso que ninguém está aceitando o caso dele. O fato é que ele no pode ficar nesta situação, com dor e sofrendo. Ele precisa da cirurgia", comenta.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a Central de Regulação de Oferta de Serviço de Saúde (CROSS) recebeu apenas uma solicitação para transferência do paciente em 23 de maio. Já em 28 de maio repassou o caso para a Santa Casa de Tatuí. A provedora da Santa Casa de Tatuí disse que vai verificar o que pode ter acontecido.

O promotor de Tatuí, Ricardo Maurício Martinhago, que recebeu a denúncia dos funcionário de Cesário Lange, afirmou que está analisando a denúncia. Ele enviou ofícios para a Secretaria de Saúde de Cesário Lange e para a Diretoria Regional de Saúde (DRS) de Sorocaba (SP). O caso ainda está sendo analisado e não tem prazo para uma resposta.

Um comentário:

STOPCAR. ESTACIONAMENTOS disse...

VERGONHA PAIS QUE GASTA FURTUNAS COM ESTADIO NÃO ZELAR PELA VIDA DE SEU PROPRIO POVO.

Postar um comentário