terça-feira, 14 de maio de 2013

Tatuí usa agendamento como alternativa para falhas no sistema do PAT

Interessados devem comparecer a Rua Coronel Aureliano de Camargo, 943

Cidadãos de todo estado vêm enfrentado dificuldades e atraso no atendimento do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador). O problema é fruto de uma alteração no sistema. Diante do fato, a Secretaria Municipal da Indústria, Desenvolvimento Econômico e Social, optou por realizar o agendamento para melhorar a qualidade e diminuir o tempo de atendimento às pessoas. O procedimento é bastante simples. O interessado deverá comparecer ao próprio PAT de Tatuí (Rua Coronel Aureliano de Camargo, 943 – Centro), das 8h às 12h.

Segundo a Secretaria Estadual do Emprego e das Relações de Trabalho, responsável pela gestão do PAT no estado, a alteração do sistema aconteceu em 2011, com o objetivo de integrar bases de dados dos Correios e da Caixa Econômica Federal. Mas, desde que houve a mudança, o funcionamento em São Paulo vem sendo prejudicado. Tatuí é um desses exemplos. “Nos últimos dias, algumas pessoas estão enfrentando atrasos no atendimento. Este não é um problema do município e sim do sistema em geral, mesmo assim optamos pelo agendamento para dar mais conforto a nossa população”, relatou o diretor municipal de Indústria e Desenvolvimento Econômico, Marcos Bueno.

O Ministério do Trabalho informou que o problema é pontual e que as falhas são apenas em algumas cidades do estado de São Paulo. A Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social, o Dataprev, que é o responsável pelo sistema, estaria verificando o motivo dessa lentidão para solucionar o problema.



Bueno relata que alguns dias o sistema chega a nem funcionar, fato que gera descontentamento nas pessoas que precisam do PAT. “Entramos em contato com a supervisão regional do PAT e recebemos a visita da supervisora, para que possa agilizar e regularizar o serviço o mais rapidamente possível”, finalizou.

O PAT - O Posto de Atendimento ao Trabalhador tem por objetivo a busca de alternativas para inserção dos trabalhadores no mercado de trabalho, propiciando informações e orientações ao trabalhador na procura por emprego e, aos empregadores, na busca de recursos humanos, promovendo o encontro de ambos de maneira ágil, minimizando o custo social causado pelo desemprego.

São oferecidos os serviços de intermediação de mão de obra, habilitação ao seguro-desemprego e emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS. As pessoas também podem se inscrever em programas de qualificação profissional e apoio a pessoa com deficiência. Hoje a rede estadual é composta por 240 postos, 29 em unidades do Poupatempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário