terça-feira, 14 de maio de 2013

Tatuí sedia encontro regional de Fundos Sociais de Solidariedade

Representantes de 17 cidades participaram do encontro, realizado no Museu Paulo Setúbal

Troca de experiências, fortalecimento de projetos e novas ações para geração de renda. Essas foram as pautas principais que marcaram o Encontro Regional dos Fundos Sociais de Solidariedade. O evento foi realizado em Tatuí, no Museu Histórico Paulo Setúbal, e reuniu primeiras-damas e representantes de 17 municípios.

Os participantes puderam conhecer parte do planejamento, programação e o calendário para 2013, além das prioridades integradas ao Fundo Social do Estado, como a aplicação de projetos comuns como a Escola de Beleza, Hortas Comunitárias Educativas e Praça do Idoso. Sempre como foco na diversificação e nas alternativas para geração de renda.

A anfitriã da tarde, presidente do Fundo Social de Tatuí, Ana Paula Cury Coelho, apresentou aos convidados as ações e projetos bem sucedidos realizados na cidade, que já nos primeiros meses do ano começam a mostrar resultados da nova orientação administrativa da entidade. O foco do trabalho é a inserção efetiva no mercado de trabalho e garantia de renda extra às famílias. “Estávamos iniciando a segunda turma do curso de culinária no CDHU e fiquei muito emocionada ao ver uma aluna, que se formou na primeira classe do ano, já trabalhando, junto com seu filho de 14 anos, fazendo buffets para casamento, festas de aniversário. Exatamente, a partir do conteúdo que aprendeu no próprio Fundo Social. Isso é muito gratificante para gente”, argumentou.



A programação incluiu ainda uma visita monitorada ao museu. Como recordação, cada primeira-dama recebeu um kit com produtos típicos da cidade, como os tradicionais doces caseiros, além de blocos e canetas personalizadas do Fundo Social de Tatuí. Também puderam conhecer os trabalhos produzidos pelo Fundo Social do município, como os figurinos do curso de moda com bordado em pedraria, bolsas e sabonetes artesanais. O café da tarde foi montado com produtos da padaria artesanal e a Camerata Coreli mostrou porque Tatuí é chamada de Capital da Música.

A primeira-dama de Boituva, Maria Nazaré Patekoski Marcusso, elogiou a iniciativa de intercâmbio. A presidente do Fundo Social de Iperó, Valdenis Ribeira Mira, disse que a troca de ideias é ainda mais importante para quem está assumindo o posto pela primeira vez. “Confesso que fiquei até com uma pontinha de inveja do que a primeira-dama de Tatuí já fez, por que estou tendo muitas dificuldades na minha cidade. Tatuí está de parabéns, quem sabe um dia ainda chego lá”, destacou Elza Mrguizo, a presidente do Fundo Social de Mairinque.

Já o assessor de gabinete da primeira-dama do estado, Lu Alckmin, Romesnir Aparecido Borges Lima, lembrou que os projetos desenvolvidos no município servem de vitrine para todas as visitantes. “Nossa visita foi corada de êxito, porque nós vimos Tatuí com diversos projetos em funcionamento. Nós, percebemos que o município investe fortemente na alma das pessoas”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário