sexta-feira, 3 de maio de 2013

Tatuí realiza ciclo de formação para alfabetização na idade certa

No ultimo sábado, 27, professores e orientadores pedagógicos participaram do primeiro ciclo de formação para o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), em evento realizado no auditório do Nebam (Núcleo de Educação Básica Municipal) “Ayrton Senna”, que reuniu mais de 100 educadores, das turmas do primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental.

Através do Pacto, proposto pelo Ministério da Educação em parceria com estados e municípios, os professores recebem livros didáticos, recursos digitais e multimídia para que, num prazo máximo de três anos, os alunos saibam ler, escrever e fazer as primeiras operações matemáticas. O objetivo é alfabetizar os alunos até os 8 anos de idade e ao mesmo tempo valorizar os docentes através da capacitação constante.

A professora Maria Lucia Antunes Camargo, coordenadora municipal do Pnaic, explica a importância da nova didática. “Todos os alunos que chegam as outras séries sem estar alfabetizados ficam excluídos, são considerados incapazes. Mas, na verdade eles só têm dificuldades, porque toda criança aprende”, argumenta.
Sete coordenadores da rede municipal foram capacitados como orientadores para ministrar o curso que tem oito horas de duração com encontros uma vez por mês. Julia Fernanda da Costa é uma das orientadoras. Ela se emociona ao falar do papel dos professores na vida dos alunos. “Enquanto professor, você forma uma criança, não é no ensino médio que ela é formada e, sim, no ensino médio. Ela se forma como pessoa, é na escola que você vai ensina ela a amar, respeitar, ensinar valores para ela. Quando o professor conseguir entender que ele é importante, vai fazer toda diferença”, define.

Ao aderir ao pacto, os governos se comprometem a alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e matemática, realizar avaliações anuais, aplicadas pelo Inep, com os alunos que concluírem o terceiro ano do ensino fundamental. “As ações do pacto estão apoiadas em quatro eixos: formação continuada para os professores alfabetizadores e orientadores de estudo, disponibilização de material didático e obras de apoio pedagógico, avaliações sistemáticas, gestão, mobilização e controle social”, finaliza a secretária municipal de Educação, Cultura e Turismo, Isabel Pires de Campos, que comandou todo trabalho de capacitação incluindo a mesa de abertura, que teve a participação do Diretor de Bem Estar Social e Cidadania, Marcio Fernandes Oliveira, e do vereador Alexandre Bossolan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário