domingo, 12 de maio de 2013

Semana Nacional do Museu terá programação especial em Tatuí

Museu Paulo Setúbal terá programação especial na Semana Nacional do Museu. (Foto: A. I. Prefeitura Tatuí)
Do G1, editado - Até o próximo sábado (18), o Museu Histórico Paulo Setúbal de Tatuí estará com uma programação especial em comemoração à Semana Nacional do Museu organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Em todo o país, diversas unidades participam das atividades que acontecem anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus, celebrado no dia 18.

Em Tatuí, as atividades da semana começam na terça-feira (14) com visitação monitorada ao acervo do Museu e à exposição da sala temporária, com a realização de oficinas artísticas do Educativo MHPS. Essas visitações monitoradas serão realizadas até domingo (19), sempre das 9h às 17h.

Além disso, o Museu dá continuidade às apresentações teatrais em homenagem a Chiquinha Rodrigues, que tiveram início em 4 de maio. As apresentações seguem até sábado (18), das 20h às 20h30. A peça conta a vida e a obra da escritora nascida na cidade.
Na quinta-feira (16), tem mais apresentação de teatro das 21h às 22h com a peça ‘Presentes memórias de Kasper Hauser’, que retrata a vida de Kaspar Hauser. Hauser viveu quase toda sua vida em um porão, sem contato algum com o mundo exterior ou com outros seres humanos, conhecendo apenas um cavalo de madeira, pão e água.

Ainda no dia 16 tem show musical com o quarteto de cordas de Tatuí, que faz parte do projeto “Orquestrando Tatuí” e tem como objetivo divulgar o repertório de musicas brasileiras. A apresentação será das 20h às 21h.

Já no sábado (18) tem show com a “Camerata Correli”, coordenada por Dário Sotelo e sob regência do maestro regente Giovani Estefano Briguente. O concerto será realizado das 21h às 22h.

O Museu Paulo Setúbal de Tatuí fica na Praça Manoel Guedes, 98, no centro. Toda a programação é gratuita.

Semana Nacional do Museu
Com o tema “Museus (memória + criatividade) = mudança social”, proposto pelo Conselho Internacional de Museus (Icom), a 11ª edição da Semana de Museus será uma oportunidade rica para fazer uso da memória e praticar a criatividade em busca das mudanças sociais que desejamos.

De acordo com o Ibram, a primeira edição da Semana aconteceu em 2003 e contou com a participação de 57 museus, que realizaram cerca de 270 eventos. Já em 2012, 1.114 museus participaram com 3.420 eventos inscritos em 513 cidades de todo o país. Em 2013, as inscrições, mais uma vez, bateram recordes, 1.252 instituições participam do evento. As instituições estão organizando 3.911 eventos que acontecem em 535 municípios do Brasil e do Distrito Federal.

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto, o aumento do público a cada edição revela o fortalecimento da imagem e o aumento da visibilidade das instituições. Aponta ainda o envolvimento da comunidade e integração com outros museus brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário