quinta-feira, 2 de maio de 2013

Saiba por que 4 de maio é o Dia da Literatura Tatuiana

O Dia da Literatura Tatuiana foi criado em 2011 através de projeto de lei do prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, quando vereador, e instituído através da Lei Municipal 4.581 de 27 de setembro de 2011. O 4 de maio foi escolhido em referência a dois fatos importantes na história da cidade: o nascimento de Chiquinha Rodrigues, em 1986, e a morte de Paulo Setúbal, em 1937.

Francisca Pereira Rodrigues, conhecida como Chiquinha Rodrigues, destacou-se no segmento de literatura infantil com a publicação de nove livros. Produziu também outras obras relacionadas à história, geografia, agricultura e economia. Foi prefeita de Tatuí e hoje denomina uma rua na Vila Dr. Laurindo e uma creche na Praça da Bandeira.

Paulo Setúbal é autor de inúmeros romances, contos, crônicas e memórias. Dentre suas obras consagradas, se encontram “Alma Cabocla”, “As Maluquices do Imperador”, “A Marquesa de Santos” e “Confiteor”. Foi imortalizado pela Academia Brasileira de Letras e, anualmente, é homenageado com uma semana que tem seu nome, dentro das comemorações do aniversário de Tatuí. Empresta seu nome ao museu histórico e também a uma das principais praças do centro da cidade, que abriga construções tombadas pelo patrimônio histórico, as escolas “Barão de Suruí” e “João Florêncio”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário